Curtas
Zeca Dirceu pede ao TCU auditoria na Caixa após denúncia de rombo nas contas
Zeca Dirceu pede ao TCU auditoria na Caixa após denúncia de rombo nas contas
Após a reportagem do UOL revelar que o rombo nas contas da Caixa Econômica Federal, o deputado e líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu (PR), pediu que o Tribunal de Contas da União (TCU) realize uma auditoria no banco. A apuração mostra que o uso de programas de crédito para angariar votos para Jair Bolsonaro durante as Eleições de 2022.
De acordo com a representação, “há fortes indícios de irregularidades, abuso de poder político e econômico, favorecimento e aparelhamento de um dos mais importantes bancos públicos do país a fim de beneficiar o ex-Presidente da República”.
A reportagem revelou que o programa SIM Digital e o consignado do Auxílio Brasil, ambos linhas de microcrédito, foram abertos antes e durante as eleições para conquistar votos da população mais pobre.
O primeiro, especificamente, concedeu empréstimos a pessoas negativadas com dívidas em até R$ 3.000 e já apresenta inadimplência de 80% dos beneficiados. Já em relação ao consignado, 110 mil pessoas foram excluídas do programa Auxílio Brasil por irregularidades no cadastro, deixando em aberto o futuro do pagamento das parcelas que devem.
A representação do deputado pede que sejam analisados os repasses e regularidade dos programas, o uso de recursos públicos e a situação pós-eleição da Caixa. O pedido também indica a necessidade de apurar a responsabilidade dos envolvidos.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.
Toque novamente para sair.