?>

Curtas

Vereador gaúcho diz que vinícolas deveriam contratar trabalhadores ‘limpos’

Vereador gaúcho diz que vinícolas deveriam contratar trabalhadores ‘limpos’

Politica por RED
01/03/2023 10:18
Vereador gaúcho diz que vinícolas deveriam contratar trabalhadores ‘limpos’

O vereador Sandro Fantinel (Patriota) disse nesta terça-feira, 28, em seu discurso na tribuna da Câmara de Caxias do Sul (RS) que empresas e produtores rurais deveriam contratar funcionários “limpos” para a colheita da uva, como os argentinos, e não deveriam buscar “aquela gente lá de cima”, em referência a trabalhadores da Bahia resgatado em situação análoga à escravidão nas vinícolas da cidade.

Na semana passada, mais de de 200 trabalhadores foram resgatados de um alojamento em Bento Gonçalves, cidade vizinha de Caxias do Sul na Serra gaúcha, onde eram submetidos a condições degradantes de trabalho, além condições insalubres de alojamento, alimentação precária, multas e dívidas compulsórias, punições com arma de choque e spray incapacitante e até espancamento se quisessem ir embora. Para Fantinel, o caso está sendo tratado de forma exagerada e midiática, mesmo com todas as imagens e relatos já divulgados.

Ainda no seu discurso de ontem, o vereador disse que “como é de costume, o empresário é tratado como vilão” e que “agora o patrão vai ter que pagar empregada para fazer limpeza todos os dias para os bonitos? Temos que botar em hotel 5 estrelas para não ter problema com o Ministério do Trabalho?” E finaliza: “Agricultores, produtores vou dar um conselho para vocês: não contratem mais aquela gente lá de cima”.

A fala do vereador gerou repercussões imediatas. Além da reação de parlamentares do PT, diversas postagens nas redes sociais acusam o vereador por xenofobia.

“Estou estupefato. É inacreditável que no parlamento da segunda maior cidade do estado do Rio Grande do Sul, que se consolidou num povoamento de imigrantes, um vereador use palavras de cunho xenofóbico, preconceituoso e discriminatório”, disse o vereador Lucas Caregnato (PT), também na tribuna da Câmara de Caxias do Sul.

O deputado estadual Leonel Radde (PT/RS) foi às redes sociais para dizer que registrou um boletim de ocorrência contra a fala do vereador.


Foto de Fantinel – reprodução redes sociais

Toque novamente para sair.