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Vença ou não, é Marçal quem dá o tom da campanha

Vença ou não, é Marçal quem dá o tom da campanha

Politica por RED
25/09/2024 11:47
Vença ou não, é Marçal quem dá o tom da campanha

Por RUDOLFO LAGO*/ Correio da Manhã

No início do segundo turno das eleições de 2022, a pesquisadora do programa de pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ivana Bentes, apontava, em uma entrevista para o site My News, como parecia ter se invertido o tom da campanha. Naquele momento, era Luiz Inácio Lula da Silva quem partia para uma utilização mais agressiva das redes sociais e outros meios. Foi o momento em que o deputado André Janones (Avante-MG) entrou de forma mais incisiva na estratégia. Bolsonaro perdeu as eleições. Mas isso deixava claro que era ele quem ditava o tom da campanha. Se Lula ficava mais agressivo, era porque Bolsonaro tinha estabelecido que seria assim. O mesmo parece acontecer agora em São Paulo.

Cálculo

As pesquisas apontam que Pablo Marçal (PRTB) vem caindo e não deverá passar para o segundo turno. Mas, independentemente disso, é ele quem vem ditando o tom da campanha. Os momentos em que seus adversários se tornam agressivos são calculados por ele.

Prefeito

Talvez seja mesmo o caso de se questionar se em algum momento Marçal esperava mesmo vir a ser prefeito. Ou se sua intenção era tão somente ganhar o destaque que ganhou. Até por interesses não políticos, como, aliás, denunciou algumas vezes Tábata Amaral (PSB).

Um perfeito seguidor da Engenharia do Caos

Tabata adota palavrões ao estilo Marçal | Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

Quando Marçal chegou atrasado no protesto de 7 de setembro na Avenida Paulista, foi calculado. Quando provocou José Luiz Datena (PSDB) no debate da TV Cultura, foi calculado. Quando recusou-se a seguir as regras do debate do Flow, foi calculado. Ele sabia que desestabilizava com isso seus antagonistas. Certamente não poderia prever que levaria uma cadeirada. Mas sabia que de alguma forma Datena reagiria. Marçal claramente é um forte seguidor do que sugeriu o cientista político italiano Giuliano Da Empoli em seu livro “Os Engenheiros do Caos”, que mostra como funciona a estratégia de confusão deliberada nas redes.

Emocional

A ideia é destruir a racionalidade. Trazer totalmente a escolha para o campo emocional. Mesmo se no final acontece a derrota, essa derrota acaba acontecendo no campo do “engenheiro do caos”. Foi assim em 2022, vem sendo assim agora em São Paulo.

Cadeirada

Quando Datena reagiu dando uma cadeirada em Marçal, isso produziu um efeito reverso na campanha de Marçal. Datena teve uma subida, mas a partir da estratégia e do uso das armas de Marçal. Datena foi agressivo porque Marçal tinha sido agressivo antes.

Palavrão

Quando Tábata Amaral define com um palavrão as consequências do soco que o assessor de Marçal desferiu em um assessor do prefeito Ricardo Nunes (MDB) no debate do Flow, ela repetia a estratégia de Marçal, que em vários momentos usou palavrões nos debates.

Rebaixamento

O final desse processo, vença quem for o vencedor, é um total rebaixamento do debate político. É a tecnologia produzindo trogloditas. Parece uma inversão da famosa cena de “2001, Uma Odisseia no Espaço”. É a espaçonave que vai virando o osso usado como arma.

*Rudolfo Lago é jornalista do Correio da Manhã/Brasília, ex-editor do Congresso em Foco e diretor da Agência Imagem & Credibilidade.

Foto da capa: Marçal não previu a cadeirada, mas calculou a reação | Foto: Reprodução/TV.

Artigo publicado originalmente no jornal Correio da Manhã/Brasília.

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