?>

Opinião

Um livro sobre a Academia Literária Feminina

Um livro sobre a Academia Literária Feminina

Artigo por RED
10/04/2023 05:30 • Atualizado em 12/04/2023 09:56
Um livro sobre a Academia Literária Feminina

De ADELI SELL*

Lançado em 2017, Casa de Noemy Valle Rocha – História e Memória da ALFRS é um belo resgate do percurso de 80 anos quase esquecidos desta instituição. Não poderia ficar na poeira dos tempos.

A “Casa” que foi da Dra. Noemy Valle Rocha, médica, formada em 1917, em Porto Alegre, sendo a primeira mulher a clinicar na cidade, fica na Rua Sarmento Leite 933, sendo a sede da ALFRS.

Foi quase uma doação da Dra. Noemy para a instituição. Casa do patrimônio histórico do Estado está ali para ser preservada e melhorada como diz sua atual presidente Marilice Costi.

A ALFRS foi fundada por mulheres locais das Letras em 12 de abril de 1943, tendo como líder a grande benemérita da cidade, Lydia Moschetti.

O livro tem vários textos com abordagens que vão da análise da casa pela arquiteta e atual presidente Marilice, com um descritivo de seu valor histórico e cultural; a sua inserção no Bairro Cidade Baixa pelo Professor Moacyr Flores; e um texto como sempre brilhante sobre a rua por parte de Sérgio da Costa Franco.

Teniza Spinelli, que já mostrou a sua força quando dirigiu o Museu Hypólito José da Costa, faz um percurso de toda a luta feminina para se colocar no mundo das letras em Porto Alegre, com destaque ao papel que teve esta Academia.

Temos também um quadro de todas as acadêmicas ao longo dos tempos, cadeira por cadeira.

O livro ainda traz um resumo das obras de Noemy Valle Rocha, excertos, como relatos de suas andanças, sua busca pelo folclore e nossa cultura.

É uma leitura não só para as mulheres e escritoras, mas para todos nós para compreendermos que estas valorosas escritoras ajudam a demolir uma parte do mundo patriarcal tão severo, duro e cruel para elas, portanto nefasto para o processo civilizatório.

Foi um bom resgate, como cabe a nós também resgatar outras histórias e escritos de nossas escritoras.


*Escritor, professor e bacharel em Direito.

Foto de Dra. Noemi, a única mulher na foto, ao lado do professor – reprodução encontrada na internet sem créditos.

As opiniões emitidas nos artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da Rede Estação Democracia.

Toque novamente para sair.