Curtas
Ucrânia rejeita sugestão do governo brasileiro e não vai renunciar à Crimeia
Ucrânia rejeita sugestão do governo brasileiro e não vai renunciar à Crimeia
A Ucrânia informou que não vai renunciar ao território da Crimeia, anexado pela Rússia em 2014, após sugestão apresentada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para encerrar a guerra entre os dois países.
Lula declarou na quinta-feira, 06, que existe a possibilidade do presidente russo, Vladimir Putin, discutir a posse da Crimeia, mas que é preciso repensar o que ele invadiu de novo. O presidente ressaltou a necessidade de encontrar uma solução para a guerra.
Em resposta, Oleg Nikolenko, porta-voz da diplomacia ucraniana discordou do proposta, mas apreciou o esforço do presidente brasileiro. “Não há razão legal, política ou moral que justifique o abandono de sequer um centímetro do território ucraniano”, escreveu o porta-voz no Facebook.
“Qualquer esforço de mediação para restaurar a paz na Ucrânia deve ser baseado no respeito pela soberania e plena integridade territorial da Ucrânia, de acordo com os princípios da Carta das Nações Unidas”, completou.
Viagem à China
Lula cumprirá agenda oficial na China a partir da próxima terça-feira, 11. O presidente irá fechar acordos comerciais e se encontrará com o presidente chinês, Xi Jinping.
A Guerra na Ucrânia também será discutido entre os dois líderes. Lula quer discutir propostas de paz e a possível criação de um grupo de países para mediação das negociações.
Com informações do UOL.
Foto: Depositphotos
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.
Comunicação e Mídia
Toque novamente para sair.