?>

Curtas

Turquia terá segundo turno nas eleições presidenciais

Turquia terá segundo turno nas eleições presidenciais

Internacional por RED
15/05/2023 13:48
Turquia terá segundo turno nas eleições presidenciais

As eleições presidenciais na Turquia irão para o segundo turno. O atual presidente, Recep Tayyip Erdogan, ficou com 49,51% e o líder da oposição, Kemal Kilicdaroglu, com 44,88% dos votos durante o pleito ocorrido no domingo, 14. O segundo turno acontece no dia 28 de maio.

Erdogan irá para o segundo turno de uma eleição pela primeira vez desde que assumiu o poder da Turquia, em 2003. Fatores como inflação alta, economia empacada e críticas da opinião pública a respeito dos terremotos que atingiram o sul do país no início do ano contribuem para o cenário inédito.

O adversário, Kilicdaroglu, de 74 anos, é da centro-esquerda e integra o Partido Republicano do Povo. Para chegar ao segundo turno e tentar derrotar o atual presidente, formou uma aliança com seis partidos de oposição. Ele também conseguiu apoio do partido curdo que possui 10% dos votos.

Apoio decisivo e participação

Os outros 5,2% dos votos ficaram com o terceiro candidato, o nacionalista Sinan Ogan. Para os analistas, seu apoio pode ser decisivo para definir uma votação que foi acirrada no primeiro turno.

Mas a eleição não é apenas para a presidência. A população também vota para o parlamento composto por 600 membros. São mais de 64 milhões de pessoas, incluindo os 3,2 milhões de turcos expatriados estão aptos a votar. No domingo, a participação foi de 88,8%.


Foto: Public Domain Pictures

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô

Toque novamente para sair.