?>

Curtas

TSE pede acesso ao inquérito da minuta golpista; CPI no Senado sobre 08/01 não atinge mínimo de assinaturas

TSE pede acesso ao inquérito da minuta golpista; CPI no Senado sobre 08/01 não atinge mínimo de assinaturas

Politica por RED
20/03/2023 15:00 • Atualizado em 20/03/2023 14:20
TSE pede acesso ao inquérito da minuta golpista; CPI no Senado sobre 08/01 não atinge mínimo de assinaturas

O ministro Benedito Gonçalves, corregedor-geral da Justiça Eleitoral (TSE), pediu no domingo, 19, para ter acesso à perícia feita na minuta do golpe, documento que previa impedimento de apuração das eleições do ano passado. O pedido foi feito dentro da investigação do tribunal que apura possível crime eleitoral do ex-presidente Jair Bolsonaro em reunião com embaixadores, em julho do ano passado.

O documento foi encontrado na casa do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.  O PDT pediu que a minuta fosse incluída por Gonçalves na ação de investigação judicial eleitoral (Aije). Para o ministro, pode haver relação entre a reunião com os embaixadores e o texto do documento. A perícia, realizada pela Polícia Federal (PF), buscou identificar as digitais de pessoas que tiveram acesso ao papel.

Além do acesso, o Gonçalves pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a inclusão do depoimento de Anderson Torres no inquérito que apura os atos antidemocráticos no dia 08 de janeiro.

Pedido de CPI não tem assinaturas o suficiente

O requerimento para abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os atos golpistas não teve o número mínimo de 27 assinaturas necessárias no Senado Federal, um terço da Casa.

O pedido foi feito pela senadora Soraya Thronicke (União-MS), em janeiro. Na época, o requerimento recebeu 38 assinaturas. Porém, com a posse dos novos parlamentares, perdeu-se a validade.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pediu que os senadores confirmassem a assinatura até sexta-feira, 17. Dos 38, apenas 15 se mantiveram favoráveis a abertura da CPI.


Com informações da Agência Brasil e do g1.

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.