Curtas
TSE abre código-fonte das urnas eletrônicas para as Eleições de 2024
TSE abre código-fonte das urnas eletrônicas para as Eleições de 2024
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, comandou na manhã desta quarta-feira, 4, a abertura do código-fonte das urnas eletrônicas a serem usadas nas Eleições de 2024. O evento abriu o Ciclo de Transparência Democrática que inicia os preparativos para o pleito do ano que vem.
A abertura do código-fonte permite que entidades fiscalizadores inspecionem o sistema e tirem dúvidas sobre o processo. O código-fonte é o conjunto de comandos em linguagem de programação que determina o funcionamento do aparelho.
Além da Justiça Eleitoral e das entidades, 16 partidos políticos e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Polícia Federal (PF) também participaram do evento.
Desde o último dia 26, as Forças Armadas estão fora da lista de entidades autorizadas a fiscalizadas, após decisão do próprio tribunal. Confira a lista atualizada:
- partidos políticos, federações e coligações;
- Ordem dos Advogados do Brasil;
- Ministério Público;
- Congresso Nacional;
- Controladoria-Geral da União;
- Polícia Federal;
- Sociedade Brasileira de Computação;
- Conselho Federal de Engenharia e Agronomia;
- Conselho Nacional de Justiça;
- Conselho Nacional do Ministério Público;
- Tribunal de Contas da União;
- Confederação Nacional da Indústria, demais integrantes do Sistema Indústria e entidades corporativas pertencentes ao Sistema S;
- entidades privadas brasileiras, sem fins lucrativos, com notória atuação em fiscalização e transparência da gestão pública, credenciadas junto ao TSE;
- departamentos de tecnologia da informação de universidades credenciadas junto ao TSE
Segundo o TSE, o evento é realizado pelo menos um ano antes de cada eleição. O código ficará disponível numa sala no subsolo do TSE em tempo integral até a fase de lacração do sistema, que acontece nas vésperas da votação.
Assista ao evento completo:
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.
Toque novamente para sair.