?>

Curtas

Toffoli pede para integrar Segunda Turma do STF responsável pelos julgamentos da Lava Jato

Toffoli pede para integrar Segunda Turma do STF responsável pelos julgamentos da Lava Jato

Politica por RED
02/05/2023 15:00 • Atualizado em 02/05/2023 14:52
Toffoli pede para integrar Segunda Turma do STF responsável pelos julgamentos da Lava Jato

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli pediu para integrar a Segunda Turma da Corte que julga casos da Operação Lava Jato. De acordo com a Folha de S. Paulo, o pedido foi visto nos bastidores como uma tentativa de se redimir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ganhar protagonismo.

Toffoli pediu para deixar a Primeira Turma para ocupar a vagar deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski na Segunda Turma, aposentado em abril. Os colegiados reúnem processos que não demandam a declaração de inconstitucionalidade de leis.

A Primeira Turma é formada pelos ministros Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Luiz Fux e Alexandre de Moraes. Já o segundo colegiado é composto pelos ministros Edson Fachin, Gilmar Mendes, Kassio Nunes Marques e André Mendonça.

A troca é autorizada se nenhum outro ministro mais antigo demonstrar interesse em ocupar a vaga. O pedido será analisado pela presidente do STF, ministra Rosa Weber, nos próximos dias.

Conforme informado na reportagem, a troca de turmas de Toffoli facilitaria a indicação do advogado Cristiano Zanin Martins ao Supremo, favorito para ocupar a vaga de Lewandowski. O advogado atuou casos da Lava Jato, incluindo o do presidente Lula. Assim, ele não precisaria se declarar suspeito nos processos que tramitam na Segunda Turma.


Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.