Curtas
Toffoli pede para integrar Segunda Turma do STF responsável pelos julgamentos da Lava Jato
Toffoli pede para integrar Segunda Turma do STF responsável pelos julgamentos da Lava Jato
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli pediu para integrar a Segunda Turma da Corte que julga casos da Operação Lava Jato. De acordo com a Folha de S. Paulo, o pedido foi visto nos bastidores como uma tentativa de se redimir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ganhar protagonismo.
Toffoli pediu para deixar a Primeira Turma para ocupar a vagar deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski na Segunda Turma, aposentado em abril. Os colegiados reúnem processos que não demandam a declaração de inconstitucionalidade de leis.
A Primeira Turma é formada pelos ministros Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Luiz Fux e Alexandre de Moraes. Já o segundo colegiado é composto pelos ministros Edson Fachin, Gilmar Mendes, Kassio Nunes Marques e André Mendonça.
A troca é autorizada se nenhum outro ministro mais antigo demonstrar interesse em ocupar a vaga. O pedido será analisado pela presidente do STF, ministra Rosa Weber, nos próximos dias.
Conforme informado na reportagem, a troca de turmas de Toffoli facilitaria a indicação do advogado Cristiano Zanin Martins ao Supremo, favorito para ocupar a vaga de Lewandowski. O advogado atuou casos da Lava Jato, incluindo o do presidente Lula. Assim, ele não precisaria se declarar suspeito nos processos que tramitam na Segunda Turma.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.
Toque novamente para sair.