Curtas
Toffoli determina que TRF-4 e Justiça Federal de Curitiba entreguem as ações sobre o advogado Rodrigo Tacla Duran
Toffoli determina que TRF-4 e Justiça Federal de Curitiba entreguem as ações sobre o advogado Rodrigo Tacla Duran
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e ao juízo da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba as cópias das ações penais em que o ex-advogado da Odebrecht Rodrigo Tacla Duran configura como réu. Toffoli também solicitou cópias de todos os procedimentos relacionados às ações penais, incluindo o processo sobre a conduta do juiz Eduardo Appio, em tramitação no Ministério Público Federal (MPF).
Para o ministro, os dois órgãos descumpriram determinação feita pela ex-ministro Ricardo Lewandowski, proibindo o TRF-4 e a 13ª Vara de assinar despachos em ações envolvendo Tacla Duran.
Com a aposentadoria de Lewandowski, Toffoli herdou o caso que apura a denúncia de Tacla Duran sobre uma tentativa de extorsão praticado pelo ex-juiz e agora senador Sergio Moro (União-PR) e pelo ex-procurador e agora deputado cassado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) no âmbito da Operação Lava Jato.
O pedido de Toffoli foi assinado na segunda-feira, 22, mesmo dia em que o novo juiz da Lava Jato, Eduardo Appio, foi afastado por suposta ameaça a João Mallucelli, filho do desembargador Mallucelli – principal revisor das decisões de Appio -, sócio do escritório de Wollf Moro e namorado da filha de Sérgio Moro.
Foto: Nelson Jr./SCO/STF
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.
Toque novamente para sair.