?>

Curtas

Themis lança campanha para prevenir o assédio no Carnaval e conscientizar sobre a prevenção de ISTs

Themis lança campanha para prevenir o assédio no Carnaval e conscientizar sobre a prevenção de ISTs

Geral por RED
26/01/2023 05:05 • Atualizado em 25/01/2023 17:48
Themis lança campanha para prevenir o assédio no Carnaval e conscientizar sobre a prevenção de ISTs

A ação “Respeita as gurias na folia” é promovida pelo programa Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMC’s) da organização e terá ações presenciais e nas redes sociais.

Carnaval é sinômino de diversão e alegria, mas é durante a maior festa do país que também se intensificam os casos de assédio sexual e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Pensando nisso, a Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, por meio do seu programa Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMC’s), promove a campanha “Respeita as gurias na folia – Juntes por um Carnaval sem assédio”.

A ação tem foco no público jovem e será lançada em 31 de janeiro, às 14h30min, no Centro da Juventude da Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. Além das jovens, participarão do evento a comunidade carnavalesca de blocos e escolas de samba da Capital, influenciadores, sócios da organização e apoiadores do Fundo da Embaixada do Canadá.

A importância de abordar assédio sexual e ISTs no Carnaval é embasada em pesquisas recentes. Em uma enquete realizada pelo site Catraca Livre, 82% das mulheres afirmaram já ter sofrido assédio durante a festividade. Por outro lado, o Instituto Data Popular divulgou um levantamento no qual 61% dos homens dizem acreditar que mulher solteira que sai para a folia “não pode reclamar de ser cantada”.

Além disso, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que adolescentes e jovens adultos são o grupo que mais contribui para aumentar as estatísticas de ISTs, apesar de representarem apenas um quarto da população sexualmente ativa. Para se ter uma ideia, as maiores taxas de sífilis adquirida – transmitida por meio do contato sexual – são encontradas na faixa etária de 20 a 29 anos. Porto Alegre é uma das capitais com maior incidência de HIV/AIDS entre jovens.

Tendo em vista este cenário, a ação de Carnaval da Themis tem como público-alvo jovens homens e mulheres, cis e trans, de todas as orientações sexuais, moradores da periferia de Porto Alegre, e objetiva:

⦁ Prevenir e conscientizar as jovens mulheres sobre o que caracteriza assédio no Carnaval, período marcado por variados tipos de violência contra elas;
⦁ Conscientizar e sensibilizar os jovens homens para que não comentam assédio no Carnaval;
⦁ Dialogar sobre a importância do uso de preservativo como forma de prevenir ISTs;
⦁ Difundir o contato da rede de atendimento à violência contra a mulher em casos de assédio.
Estão previstas ações presenciais em ensaios de escola de samba e blocos de Carnaval, distribuição de leques com informações de prevenção ao assédio, um conjunto de postagens nas redes sociais das JMC’s (@JMCs) e filtros para o Instagram. A primeira ação de pré-lançamento está prevista para dia 27 de janeiro, durante a tradicional Descida da Borges, que marca o início do Carnaval da Capital. No dia 29 de janeiro, as JMC’s participarão da saída do Bloco da Laje, grupo independente que traz nas suas músicas importantes mensagens de respeito à diversidade.

“Carnaval é uma festa que faz parte da vida das jovens mulheres. Muitas vezes, porém, elas são desrespeitadas e expostas a situações de violência, especialmente quando os homens tentam beijar à força, encoxar e importunar. Além disso, mesmo quando as relações são consensuadas, muitos jovens ainda não desenvolveram consciência sobre a necessidade de utilizar preservativo para se proteger contra ISTs”, pontua a diretora executiva da Themis, Márcia Soares.

30 anos de atuação

O lançamento da campanha ocorre no ano em que a Themis comemora três décadas de atuação. Os 30 anos serão comemorados no próximo 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Desde 2003, a organização já formou seis turmas de JMC’s. O curso qualifica jovens mulheres das periferias para exercer seu protagonismo na defesa de seus direitos, além de ampliar sua capacidade de diálogo com seus pares na luta pelo fim das violências contra à mulher e garantia dos direitos sexuais e reprodutivos, em especial da agenda do Cairo (CIPD, 1994).

O Programa das Jovens Multiplicadoras de Cidadania é apoiado pelo Fundo de População das Nações Unidas e pelo Fundo Canadá.

Fique por dentro
O quê: lançamento da campanha “Respeita as gurias na folia – Juntes por um Carnaval sem assédio”
Quando: dia 31 de janeiro (terça-feira), a partir das 14h30min
Onde: Centro da Juventude da Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Remião, 4444, parada 10 da Lomba do Pinheiro), em Porto Alegre


Texto de divulgação da assessoria da Themis.

Foto: Rossana Silva/Themis.

Toque novamente para sair.