?>

Curtas

STF inicia o julgamento de mais 250 pessoas envolvidas nos atos antidemocráticos

STF inicia o julgamento de mais 250 pessoas envolvidas nos atos antidemocráticos

Geral por RED
03/05/2023 12:35 • Atualizado em 03/05/2023 12:33
STF inicia o julgamento de mais 250 pessoas envolvidas nos atos antidemocráticos

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou o julgamento em plenário virtual de mais 250 pessoas denunciadas por envolvimento nos atos antidemocráticos do dia 08 de janeiro. As denúncias foram feitas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

O julgamento começou à meia-noite e estará aberto para os ministros depositarem seus votos até a próxima segunda-feira, 08. O ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, foi o primeiro a votar.

Se o STF formar maioria para aceitar as denúncias, os envolvidos irão se tornar réus no processo e responder pelos crimes de associação criminosa armadas, abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de estado, dano qualificado e incitação ao crime.

As 250 pessoas formam um terceiro bloco de denúncias apresentadas pela PGR sobre os atos golpistas que depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília. Ao todo, são 550 denunciados até o momento.

De acordo com o Supremo, das 1,4 mil pessoas que foram presas do dia dos ataques, 294 (208 homens e 86 mulheres) permanecem no sistema penitenciário do Distrito Federal. Os demais foram soltos por não representarem mais riscos à sociedade e às investigações.


Com informações da Agência Brasil e do Supremo Tribunal Federal.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.