?>

Curtas

STF forma maioria para receber mais 70 denúncias por atos golpistas

STF forma maioria para receber mais 70 denúncias por atos golpistas

Politica por RED
09/06/2023 13:17
STF forma maioria para receber mais 70 denúncias por atos golpistas

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou por receber mais 70 denúncias contra envolvidos nos atos antidemocráticos do dia 08 de janeiro. Com o novo bloco, a Corte chega a 1.245 denúncias aceitas das 1.390 apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR). O julgamento termina às 23h59 desta sexta-feira, 09.

Até o momento, o placar no plenário virtual é de 6 votos a 1 para aceitar as denúncias. O relator, ministro Alexandre de Moraes, foi acompanhado pelos ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Edson Fachin, Luiz Fux e pela ministra Rosa Weber. O ministro Nunes Marques votou contra.

Entre as 70 denúncias, seis são relacionadas à participação direta nos atos. Eles são acusados de associação criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, deterioração de patrimônio tombado e dano qualificado ao patrimônio da União.

As outras 64 pessoas são acusadas de incitarem os atos, principalmente nos acampamentos bolsonaristas em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília. Este grupo é acusado de associação criminosa e incitação à animosidade das Forças Armada contra os Poderes Constitucionais.


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.