Curtas
STF derruba prisão especial para quem tem ensino superior
STF derruba prisão especial para quem tem ensino superior
Quem tem ensino superior não terá mais acesso a prisão especial de acordo com a decisão unânime do Supremo Tribunal Federal (STF). O julgamento da ação foi encerrado na noite de sexta-feira, 31.
A ação foi protocolada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em 2015, questionando o benefício previsto no artigo 295, inciso VII, do Código de Processo Penal (PPP). A legislação indica que presos e presas que possuem ensino superior tem direito a uma cela especial no sistema penitenciário. De acordo com a PGR, a distinção entre os apenados contribui para perpetuação das desigualdades na justiça.
Os ministros acompanham o relator, ministro Alexandre de Moraes, que entendeu que não há justificativas para que o grau de instrução seja usado para dar tratamento especial.
“Apenas o fato de a cela em separado não estar superlotada já acarreta melhores condições de recolhimento aos beneficiários desse direito, quando comparadas aos espaços atribuídos à população carcerária no geral – que consiste em um problema gravíssimo em nosso país, podendo extrapolar em até quatro vezes o número de vagas disponíveis”, explicou o ministro.
Moraes lembrou que a diferenciação entre os apenados ocorrem em situações específicas para garantir a integridade física e moral. Natureza do delito, idade, gênero, prisão provisório e prisão definitiva são exemplos de separação seguidos pela justiça.
Com a decisão, as pessoas que possuem ensino superior e estão em celas especiais deverão ser encaminhadas para as celas comuns. A exceção são para os casos citados acima para manutenção da integridade do apenado ou apenada.
Com informações da Agência Brasil, Supremo Tribunal Federal e UOL.
Foto: Nelson Jr./SCO/STF
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.
Toque novamente para sair.