?>

Curtas

STF decide hoje a lista dos candidatos ao TSE

STF decide hoje a lista dos candidatos ao TSE

Politica por RED
24/05/2023 14:35 • Atualizado em 24/05/2023 14:35
STF decide hoje a lista dos candidatos ao TSE

O Supremo Tribunal Federal (STF) irá votar nesta quarta-feira, 24, a composição da lista quádrupla com nomes de candidatos e candidatas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Após a votação, a lista é encaminhada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para escolher os dois novos ministros do tribunal.

A votação ocorre depois que os mandatos de Carlos Horbach e Sérgio Banhos foi encerrados. Ambos preenchiam as vagas destinadas a juristas e serão substituídos por novos ministros com a decisão final de Lula.

Os postulantes aos cargos, de acordo com o UOL, são as advogadas Daniela Borges e Edilene Lôbo e os advogados André Ramos Tavares e Floriano Azevedo Marques Neto.

Daniela possui o apoio da ministra Cármen Lúcia. Edilene é advogada do PT e tem o apoio do partido. André e Floriano são amigos do presidente do TSE, o ministro Alexandre de Moraes. Todos já se encontraram ou estão com encontro marcado com a presidente do STF, a ministra Rosa Weber.

A expectativa é que a escolha seja feita ainda neste mês pelo presidente Lula. O TSE possui sete ministros: dois juristas, dois representantes do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e três do STF.


Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.