?>

Curtas

STF condena mais dois réus pelo ataques de 8 de janeiro

STF condena mais dois réus pelo ataques de 8 de janeiro

Politica por RED
15/09/2023 08:39
STF condena mais dois réus pelo ataques de 8 de janeiro

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou na noite de quinta-feira, 15, mais dois réus acusados de participar dos atos golpistas no dia 8 de janeiro. Thiago de Assis Mathar e Matheus Lima de Carvalho Lázaro foram condenados a 14 e 17 anos de prisão, respectivamente.

Thiago e Matheus foram enquadrados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) nos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

As penas foram definidas pelo relator da ação, ministro Alexandre de Moraes, que foi seguido por Cristiano Zanin, Edson Fachin, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Rosa Weber. Os ministros Luís Roberto Barroso e André Mendonça propuseram a condenação por quatro crimes. Já Nunes Marques reconheceu apenas dois.

Mais cedo, o STF condenou o primeiro réu, Aécio Lúcio Costa Pereira, a 17 anos de prisão. O placar da votação no plenário também foi de 8 a 3.

Além da prisão, os três réus deverão pagar o valor de R$ 30 milhões, junto com outros investigados, pela depredação das sedes dos Três Poderes. Segundo a Corte, também deverá ser feito o pagamento de 100 dias-multa, cada um no valor de 1/3 do salário mínimo.


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.