Curtas
STF começa a julgar se acusados do 8/1 se tornarão réus
STF começa a julgar se acusados do 8/1 se tornarão réus
O STF (Supremo Tribunal Federal) começa a decidir na madrugada desta terça-feira, 18, se tornará réus os acusados de participação nos ataques golpistas de 8 de janeiro. A análise será feita em sessão do plenário virtual da corte a pedido do ministro Alexandre de Moraes e , neste primeiro momento, serão analisadas as acusações contra cem envolvidos, priorizando os casos de quem continua atrás das grades.
Segundo a Folha de São Paulo, “há sinalização de que os ministros devem abrir ações penais contra os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)”. As denúncias foram feitas pela PGR (Procuradoria-Geral da República) por incitar a animosidade das Forças Armadas contra os Poderes e/ou invasão e destruição de instalações das sedes dos três Poderes, e parte das pessoas segue presa por determinação do ministro Alexandre de Moraes, relator da apuração.
No modelo virtual de julgamento, advogados e defensores poderão apresentar sustentações orais até as 23h59 desta segunda, 17. Moraes, relator da investigação, publicará seu voto, e os demais ministros poderão concordar ou divergir, com a possibilidade de votar até as 23h59 da próxima segunda-feira, 24.
Ainda segundo a Folha, a expectativa na corte é a de que a maioria siga o voto do relator, que deve se manifestar pela abertura das ações penais.
Imagem: reprodução
Toque novamente para sair.