?>

Curtas

STF começa a julgar os envolvidos nos atos golpistas nesta quarta-feira (13)

STF começa a julgar os envolvidos nos atos golpistas nesta quarta-feira (13)

Politica por RED
11/09/2023 13:00 • Atualizado em 11/09/2023 12:23
STF começa a julgar os envolvidos nos atos golpistas nesta quarta-feira (13)

Os quatro primeiros réus acusados de executarem os atos golpistas do dia 8 de janeiro começarão a ser julgados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na quarta-feira, 13. As ações serão julgadas individualmente e os ministros irão decidir pela condenação ou absolvição. A presidente do STF, ministra Rosa Weber, reservou sessões extras para as manhãs de quarta e quinta-feira.

Os quatro réus foram presos em flagrante no dia dos ataques Aécio Lúcio Costa Pereira, Thiago de Assis Mathar, Moacir José dos Santos e Matheus Lima Lázaro são acusados dos crimes de:

  • associação criminosa armada;
  • abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • golpe de Estado;
  • dano qualificado pela violência;
  • grave ameaça, com emprego de substância inflamável, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima;
  • deterioração de patrimônio tombado.

Ao todo, a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou 1.390 suspeitos de participar, incentivar e financiar os atos golpistas que resultaram na depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília. Deste montante, o STF converteu 1.365 em réus, mas nem todos serão julgados. O relator da ação, o ministro Alexandre de Moraes, permitiu que a PGR negociasse acordos com 1.156 réus.

O julgamento a ser iniciado na próxima quarta-feira conta com o conjunto de provas reunidas pela PF. Foram analisadas centenas de horas de imagens das câmeras de segurança do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Palácio. Os celulares apreendidos, material genético, impressões digitais e depoimentos também foram recolhidos.


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.