?>

Notícia

Senadores aprovam novas regras para o orçamento secreto

Senadores aprovam novas regras para o orçamento secreto

Politica por RED
16/12/2022 15:20 • Atualizado em 16/12/2022 16:20
Senadores aprovam novas regras para o orçamento secreto

Depois da aprovação na Câmara dos Deputados, ainda nesta sexta-feira, 16, os senadores também aprovaram mudanças no Orçamento Secreto. A proposta trata da transparência nos repasses das emendas de relator.

A votação no Senado foi realizada de maneira remota para garantir a participação de quem está fora de Brasília. Foram 44 votos favoráveis e 20 contra. Nenhum dos destaques que poderiam modificar o texto foi aprovado.

A proposta elaborada pelo relator, o senador Marcelo Castro (MDB-PI) prevê critérios de proporcionalidade e de impessoalidade na distribuição de recursos – além da transparência. Os recursos previstos para o próximo ano estão em torno de R$ 19 bilhões.

Votação no STF

O Supremo Tribunal Federal está analisando a constitucionalidade do Orçamento Secreto. A relatora do caso é a ministra Rosa Weber.

A votação iniciada ontem está com o placar de 5 votos a favor e 4 contra. A sessão será retomada na segunda-feira, 19. Faltam os votos dos ministros Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes.


Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Para receber para os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link: https://wa.me/5551999158556 e mande um alô 

Toque novamente para sair.