?>

Curtas

Senado aprova Lei Geral do Esporte

Senado aprova Lei Geral do Esporte

Esporte por RED
10/05/2023 13:40 • Atualizado em 10/05/2023 13:10
Senado aprova Lei Geral do Esporte

De Congresso em Foco

O Plenário do Senado Federal votou e aprovou nesta terça-feira (9) a Lei Geral do Esporte (PL 1.825/2022), que consolida a regulamentação da prática de esportes no Brasil, unificando dispositivos de lei anteriores, como a Lei Pelé, o Estatuto do Torcedor e a Lei de Incentivo ao Esporte. O projeto já havia sido votado antes na Casa Alta em 2022, mas precisou passar novamente pelo Senado depois que a Câmara introduziu modificações.

A proposta foi relatada pela senadora Leila Barros (PDT/DF), que é ex-jogadora de vôlei. Segue para sanção presidencial.

Abaixo, alguns dos pontos tratados pela lei:

  • medidas contra discriminação no esporte, como punição para torcidas organizadas que cometam atos de racismo, xenofobia, homofobia ou transfobia.
  • aumento do limite para dedução no imposto de renda por financiamento do esporte: 3-4% do imposto de renda para empresas e 7% para pessoas físicas.
  • organizações mandantes dos jogos têm o direito de exploração e comercialização da difusão de imagens e sons do evento.
  • dirigentes inadimplentes na prestação de contas de organização esportiva tornam-se inelegíveis por 10 anos.
  • criação do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Esportivos, que vai produzir estudos que orientem as políticas públicas do setor.

O parecer da relatora Leila Barros rejeitou parte das mudanças incluídas pela Câmara. Ao manifestar-se no final da sessão, a senadora chegou a se emocionar. “Saibam todos que estão participando de um momento singular e histórico para o esporte nacional. Estamos pavimentando o futuro deste segmento fundamental para o país na promoção da saúde, da educação e na construção principalmente da cidadania nacional”, disse.


Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.