?>

Curtas

Sem orientação do governo federal, capitais aplicam 5ª dose da vacina contra covid-19

Sem orientação do governo federal, capitais aplicam 5ª dose da vacina contra covid-19

Geral por RED
27/11/2022 09:50

Ministério da Saúde não emite novas orientações sobre doses de reforço há cinco meses e aumento de casos preocupa. 

Diante de mais um aumento de casos de Covid-19, capitais brasileiras começaram a ampliar a aplicação da quarta e até da quinta dose da vacina em determinados públicos, mesmo sem orientação oficial do Ministério da Saúde.

Com alerta de nova onda pelas novas variantes, o aumento de casos preocupa os municípios, que há cinco meses não recebem orientação do governo federal, gerando um cenário bagunçado e de incertezas sem a devida liderança do governo federal na imunização da população.

Levantamento do g1 aponta que “há seis orientações diferentes sobre a aplicação da quarta dose nas 27 capitais do país. E ao menos cinco prefeituras anunciaram, nos últimos dias, a liberação de uma quinta dose para idosos e até para o público geral com mais de 18 anos”.

Pela última orientação do governo federal, a quinta dose está liberada apenas para imunossuprimidos com mais de 40 anos. A reportagem do g1 ainda mostra que, nesse quesito, a vacinação nas 27 capitais brasileiras está diferente do que diz o Ministério da Saúde: “em 12 prefeituras, todas as pessoas imunossuprimidas com mais de 18 anos já podem tomar a quinta dose. O reforço a mais também é dado em algumas cidades para gestantes e puérperas”.

Toque novamente para sair.