?>

Curtas

SEGUNDO TURNO RS – Pesquisa RealTime Big Data: Onyx tem 51% dos votos válidos; Leite, 49%

SEGUNDO TURNO RS – Pesquisa RealTime Big Data: Onyx tem 51% dos votos válidos; Leite, 49%

Eleições 2022 por RED
14/10/2022 16:01
SEGUNDO TURNO RS – Pesquisa RealTime Big Data: Onyx tem 51% dos votos válidos; Leite, 49%

Levantamento ouviu 1.000 pessoas presencialmente entre 11 e 12 de outubro; margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. 

Pesquisa TV Record/RealTime Big Data sobre a disputa pelo governo do Rio Grande do Sul, divulgada nesta quinta-feira (13), mostra o ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL) com 51% dos votos válidos, e o ex-governador Eduardo Leite (PSDB), com 49%.

Os dois candidatos estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O segundo turno das eleições está marcado para 30 de outubro.

Os votos válidos, que excluem brancos e nulos, determinam o resultado das eleições. Nas disputas para presidente e governador, o candidato que atinge mais de 50% dos votos válidos vence o pleito.

Pesquisas eleitorais mostram uma tendência e, não necessariamente, correspondem ao resultado das urnas. Não é uma ciência exata e as amostragens são limitadas. A CNN Brasil divulga os dados de 11 institutos tradicionais por entender que as pesquisas são uma ferramenta importante para análise do eleitor.

No cenário de votos totais, Onyx aparece com 40%, e Leite, com 39% das intenções de voto. Os que dizem votar nulo ou branco são 9%, e os entrevistados que afirmaram não saber ou preferiram não responder somam 12%.

O levantamento ouviu 1.000 eleitores, presencialmente, entre 11 e 12 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o protocolo RS-06981/2022.

Segundo turno

Votos válidos

  • Onyx Lorenzoni (PL) – 51%
  • Eduardo Leite (PSDB) – 49%

Votos totais

  • Onyx Lorenzoni (PL) – 40%
  • Eduardo Leite (PSDB) – 39%
  • Brancos e nulos – 9%
  • Não sabem ou não responderam – 12%

 

Em CNN.

Notícia publicada originalmente aqui.

Imagem – montagem CNN.

Toque novamente para sair.