?>

Curtas

Rio de Janeiro registra caso de dengue que não circulava desde 2018

Rio de Janeiro registra caso de dengue que não circulava desde 2018

Geral por RED
08/12/2023 11:48
Rio de Janeiro registra caso de dengue que não circulava desde 2018

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro informou, na última quinta-feira (7), que identificou um caso de dengue do vírus tipo 4, que não circulava na cidade desde 2018.  A vítima é uma mulher de 45 anos, que teve os primeiros sintomas em 26 de novembro.

A Secretaria de Saúde informou que as ações de controle do mosquito são feitas ao longo de todo ano e intensificadas nos meses de verão, quando, por conta da sazonalidade da doença, o número de vítimas tende a aumentar. Até o dia 2 de dezembro deste ano foram visitados 10.173.646 imóveis para prevenção e controle do vetor e 2.018.614 de recipientes que poderiam servir de criadouros de mosquitos foram tratados ou eliminados.

O vírus da dengue é transmitido principalmente pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas. O controle do mosquito é o principal método para a prevenção e controle para a dengue e outras arboviroses urbanas, como chikungunya Zika. É de extrema importância que toda população faça a sua parte para evitar possíveis focos nas residências.

E fique atento: os principais sintomas da dengue são febre alta; dor no corpo e articulações; dor atrás dos olhos; mal estar; falta de apetite; dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. Diante de qualquer destes sintomas, procure uma unidade de saúde.


Imagem em Pixabay.

Toque novamente para sair.