?>

Opinião

Revolver as armas é mais interessante que usar o revólver

Revolver as armas é mais interessante que usar o revólver

Artigo por RED
13/05/2023 05:30 • Atualizado em 17/05/2023 10:11
Revolver as armas é mais interessante que usar o revólver

De EDELBERTO BEHS*

A exclusão de um acento teria dado outra configuração ao governo que promoveu o armamento da população. O capitão aparentemente não acreditava na polícia, pois incentivou a aquisição de armas por “pessoas de bem”, para que pudessem se defender.

Pois é, tivesse tirado o acento do revólver, o governo genocida poderia ter aplicado o revolver na agricultura, na saúde, na educação. Poderia incentivar o revolver a terra e receber novas sementes. Poderia revolver o negacionismo e mais pessoas teriam se salvado da covid-19. Teria revolvido a pesquisa, dando dignidade ao Brasil.

Mas não. Insistiu no revólver. Deixou de revolver o ódio ao que pensa diferente. Preferiu o revólver à pacificação! E revolveu-se em tantas mentiras e trapalhadas que nem o revólver resolveu. Os acontecimentos em Brasília em 12 de dezembro e 8 de janeiro foram na base do revólver, mas não conseguiram revolver o voto.

E agora esse pessoal “patriota” até a medula tem sua vida revolvida pela Polícia Federal, que usa, sim, o revólver. Até o ex-presidente teve sua residência revolvida e teve que entregar o seu celular para que seja revolvido. Na casa do ex-ministro da Justiça a polícia encontrou, no ato de revolver, umas tabelas suspeitas.

Tivesse excluído o revólver de sua política de armamento, aquele governo teria investido em revolver a facilidade com que grupos do tráfico, milicianos, bandidos individuais tinham, e ainda têm, ao alcance a revólveres. O uso do acento foi uma das políticas públicas fatais aplicadas com sucesso pelos que agora se sentem revolvidos.

A expectativa de boa parte da população brasileira é ver defensores do revólver se revolvendo em pequenos espaços públicos, cercados e bem guarnecidos. Talvez lá, a fim de passarem o tempo, entendam, e pratiquem, a ação de revolver a terra armando pequenos canteiros de hortaliças.

revolver
revolver | v. tr. | v. tr. e pron. | v. intr. e pron.

Será que queria dizer revólver?

re·vol·ver |vê|
 – Conjugar
(latim revolvo, -ere, rolar para trás, enrolar, desenrolar, recordar)
verbo transitivo
1. Mover de baixo para cima, de um lado para outro ou em várias  direções e sentidos. = MISTURAR, REMEXER
2. Fazer dar voltas a. = VIRAR, VOLTAR
3. Deixar em desordem. = REMEXER, REVIRAR
4. Procurar com afã. = REMEXER, REVIRAR, VASCULHAR
5. Analisar com cuidado. = ESQUADRINHAR, EXAMINAR
6. Meditar sobre.
verbo transitivo e pronominal
7. Causar ou sofrer indisposição ou mal-estar. = INDISPOR
8. Causar ou sofrer revolta ou perturbação. = AMOTINAR, REBELAR, REVOLTAR
verbo intransitivo e pronominal
9. Dar voltas ou movimentar-se em várias  direções e sentidos. = REMEXER-SE
10. Passar (falando do tempo). = DECORRER
Confrontar: revólver.
Palavras relacionadas: 
revolvimento, revolvido, cavar, chafurdar, volver, revólver, sachadura

“revolver”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/revolver [consultado em 10-05-2023].


*Professor, teólogo e jornalista.

Imagem em Pixabay.

As opiniões emitidas nos artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da Rede Estação Democracia.

Toque novamente para sair.