?>

Sem Tags

RESISTIR E AMPLIAR A LUTA DEMOCRÁTICA

RESISTIR E AMPLIAR A LUTA DEMOCRÁTICA

Editorial por RED
09/09/2022 12:40 • Atualizado em 22/09/2022 11:45
RESISTIR E AMPLIAR A LUTA DEMOCRÁTICA

O site da RED – Rede Estação Democracia é mais um passo do trabalho, desenvolvido há dois anos, de resistência às práticas de tipo neofascistas que assolam o Brasil e grande parte do mundo e de defesa intransigente da democracia.

No início de 2020, diante do isolamento imposto pela pandemia do coronavírus, foi criada a Estação Democracia Rádio Web, com a transmissão de um programa diário de análise crítica das notícias do dia e a oferta de boa música. A iniciativa rapidamente conquistou a adesão de artistas, militantes sociais, ambientalistas
e intelectuais de diferentes áreas, integrantes ou apenas simpatizantes do Comitê em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito.

Foram criados outros programas, dentre eles mais um diário, de entrevistas e debates. E incrementadas parcerias com veículos de mídia igualmente comprometidos com as causas democráticas e populares, que passaram a coproduzir, retransmitir e compartilhar os programas da RED, de acordo com as disponibilidades nas suas grades e a avaliação das suas equipes coordenadoras. Em contrapartida, a Rádio Estação Democracia divulga programas dos parceiros.

Surgiu, assim, a RED – Rede Estação Democracia, constituída por uma Rádio /TV WEB, que conta hoje com dois programas diários, três semanais, um quinzenal e um mensal. A Rede conta hoje com a parceria de 26 veículos de mídia, compreendendo Rádios Web e FMs Comunitárias, uma TV Comunitária, páginas e canais nas redes sociais, ligados a sindicatos de trabalhadores rurais e urbanos, entidades de defesa de direitos e institutos de pesquisa do Rio Grande do Sul e de outros estados do Brasil – veja a lista de parceiros e de programas.

A RED segue a Carta de Princípios do Comitê em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito. Constitui-se em “um espaço de informação, reflexão, debates e manifestações”, suprapartidário e plural, aberto à participação de pessoas com diferentes visões ideológicas e políticas dispostas a defender a democracia e o desenvolvimento nacional autônomo, com justiça social e respeito à diversidade e à natureza. A RED tem se empenhado na construção de parcerias com pessoas, movimentos, entidades e veículos de comunicação que compartilhem desses mesmos objetivos.

Hoje, com a implantação deste site, a RED dá outro importante passo para se consolidar como um veículo de comunicação crítico, plural e independente. Além da tradicional divulgação de áudios e vídeos, o site veiculará também notícias e boletins noticiosos e publicará artigos de análise e de opinião de colaboradores com diferentes especialidades, diferentes posicionamentos políticos democráticos, de diferentes regiões do Rio Grande do Sul e estados do Brasil.

Some-se à RED. Leia, divulgue, compartilhe o link do site, dos seus artigos e programas: www.red.org.br. Inscreva-se para receber nossas publicações. Envie artigos e sugestões de pauta. Faça comentários e críticas. Elas serão muito bem-vindas. Utilize o email: redeestacaodemocracia@gmail.com.

Toque novamente para sair.