Curtas
Relator vota pela continuidade do processo contra Carla Zambelli no Conselho de Ética
Relator vota pela continuidade do processo contra Carla Zambelli no Conselho de Ética
O deputado João Leão (PP-BA) votou nesta quarta-feira, 02, pela continuidade do processo aberto contra a deputada Carla Zambelli (PL-SP) no Conselho de Ética. Em abril, ela ofendeu o deputado Duarte Júnior (PSB-MA) durante uma audiência da Comissão de Segurança Pública. O parecer do relator deve ser analisado na próxima semana.
A análise do relatório foi adiada após receber um pedido de vista, mais tempo para análise, do deputado Domingos Sávio (PL-MG). Mas para o relator, há elementos o suficiente para indicar e provar a autoria da deputada nos xingamentos.
“Assim, em juízo, prima vista, é possível aferir a necessidade de que este Conselho de Ética se debruce sobre os fatos. Do vídeo e das notas taquigráfica, despontam elementos suficientes de autoria e materialidade relativos à possibilidade de que a representada teria proferidos xingamentos graves e supostamente achincalhando a honra de Duarte Junior, cenário habitual a suportar o prosseguimento deste feito”, destacou.
Ao se defender no Conselho de Ética, Carla Zambelli confirmou que usou uma expressão ofensiva, mas que não foi direcionada ao deputado. Além disso, apontou falta de provas na denúncia. Já Duarte Júnior declarou que os registros da taquigrafia e as imagens provam a quebra de decoro da parlamentar.
A decisão do relator do processo acontece horas depois da Polícia Federal (PF) cumprir mandados de busca e apreensão em endereços de Zambelli no âmbito das investigações sobre a invasão hacker no sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na operação, o hacker Walter Delgatti, o hacker da Vaza Jato, foi preso.
Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados.
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.
Toque novamente para sair.