?>

Curtas

Quaest: Lula segue na liderança com 53% dos votos válidos

Quaest: Lula segue na liderança com 53% dos votos válidos

Eleições 2022 por RED
26/10/2022 11:30
Quaest: Lula segue na liderança com 53% dos votos válidos

A nova  pesquisa Quaest/Genial sobre as intenções de voto para a presidência da República no segundo turno, divulgada hoje (26), apresenta estabilidade em relação ao levantamento da semana passada.

O ex-presidente Lula (PT) continua na frente da corrida pelo Palácio do Planalto com 53% dos votos válidos, quando são excluídos brancos, nulos e indecisos. Jair Bolsonaro (PL) tem 47%.

Já em votos totais, Lula tem 48% das intenções e Bolsonaro 42%, no cenário estimulado, quando são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados.

Com a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Lula fica entre 51% e 55% dos votos válidos e Bolsonaro entre 45% e 49%. Nos votos totais, o petista oscila entre 46% e 50% e o palaciano entre 40% e 44%.

Brancos e nulos são 5%, na semana passada eram 6%. Indecisos se mantém estável em 5%.

Likely Voter mostra abstenção que preocupa

Likely Voter (entenda aqui) é a nova modalidade de apuração da Quaest, que busca absorver os efeitos da abstenção e se aproximar do resultado real das urnas. Nesta modalidade, Lula aparece com 52,1% contra 47,9% de Bolsonaro. Na semana passada, o ex-presidente marcou 52,8% contra 47,2% do atual chefe do Planalto.

Embora o cenário parece estável, que preocupa é que o método sugere que Lula oscilou negativamente, ou seja, seus eleitores são maioria entre aqueles que tem maior propensão de não ir votar.

Sobre o levantamento 

A Pesquisa Quaest, contratada pela Genial Investimentos, ouviu 2.000 eleitores em todo país de forma presencial entre os dias 23 e 25 de outubro. O nível de confiança é de 95%.

 

Foto – Ricardo Stuckert.

Toque novamente para sair.