?>

Curtas

Protestos tomam a França e mais de 300 pessoas são presas

Protestos tomam a França e mais de 300 pessoas são presas

Internacional por RED
17/03/2023 09:25 • Atualizado em 29/11/2023 19:57

Dois terços da população não concorda com reforma da previdência no país e mais de 50 mil cidadãos foram às ruas em protesto contra autoritarismo de Macron

Mais de 300 pessoas foram presas na França durante os protestos da última quinta-feira, 16, anunciaram as autoridades locais. A população foi às ruas em protesto a medida autoritária do governo, que decidiu adotar a impopular reforma da Previdência sem o aval do congresso.

Macron decidiu usar o polêmico artigo 49.3 da Constituição Francesa para adotar o aumento da idade de aposentadoria de 62 a 64 anos sem submeter a medida ao voto dos deputados, pelo medo de perder a votação. Greves e incêndios tomaram as ruas de Paris e outra 24 cidades do país, totalizando mais de 50 mil pessoas, segundo estimativas.

Em Paris, a polícia usou gás lacrimogêneo e jatos de água para dispersar os manifestantes reunidos na ‘Place de la Concorde’, próxima da Assembleia Nacional (câmara baixa), após a decisão do governo. Ao anoitecer, os policiais atacaram os manifestantes para “limpar” o local. Alguns grupos então se deslocaram pelas ruas próximas no bairro chique de Champs-Elysees e atearam fogo nas ruas.

Há relatos nas redes sociais de violência descabida por parte da forças de segurança.


 

Toque novamente para sair.