?>

Curtas

Protestos tomam a França e mais de 300 pessoas são presas

Protestos tomam a França e mais de 300 pessoas são presas

Internacional por RED
17/03/2023 09:25
Protestos tomam a França e mais de 300 pessoas são presas

Dois terços da população não concorda com reforma da previdência no país e mais de 50 mil cidadãos foram às ruas em protesto contra autoritarismo de Macron

Mais de 300 pessoas foram presas na França durante os protestos da última quinta-feira, 16, anunciaram as autoridades locais. A população foi às ruas em protesto a medida autoritária do governo, que decidiu adotar a impopular reforma da Previdência sem o aval do congresso.

Macron decidiu usar o polêmico artigo 49.3 da Constituição Francesa para adotar o aumento da idade de aposentadoria de 62 a 64 anos sem submeter a medida ao voto dos deputados, pelo medo de perder a votação. Greves e incêndios tomaram as ruas de Paris e outra 24 cidades do país, totalizando mais de 50 mil pessoas, segundo estimativas.

Em Paris, a polícia usou gás lacrimogêneo e jatos de água para dispersar os manifestantes reunidos na ‘Place de la Concorde’, próxima da Assembleia Nacional (câmara baixa), após a decisão do governo. Ao anoitecer, os policiais atacaram os manifestantes para “limpar” o local. Alguns grupos então se deslocaram pelas ruas próximas no bairro chique de Champs-Elysees e atearam fogo nas ruas.

Há relatos nas redes sociais de violência descabida por parte da forças de segurança.

Segundo jornalista da AFP, quase 200 manifestantes bloquearam o anel viário de Paris por meia hora na manhã desta sexta-feira, 17.

O governo está sob pressão e aguarda o resultado do voto de desconfiança anunciado contra o Executivo da primeira-ministra Élisabeth Borne. A votação deve acontecer no início da próxima semana e se a moção de censura for adotada, isto também derrubaria a reforma.


Foto: Getty Images

Toque novamente para sair.

X

Ouça nossa rádio ao vivo!

Ouça nossa
rádio ao vivo!

Ou baixe
nosso aplicativo!

X