?>

Curtas

Projeto ‘Memórias de onde nunca fui’ mapeia casas históricas de Porto Alegre

Projeto ‘Memórias de onde nunca fui’ mapeia casas históricas de Porto Alegre

Cultura por RED
19/11/2022 11:52
Projeto ‘Memórias de onde nunca fui’ mapeia casas históricas de Porto Alegre

Trabalho de resgate histórico em plataforma digital é realizado por estudantes de jornalismo.

Três estudantes de jornalismo da PUC/RS criaram um projeto de resgate histórico de locais que foram residência de personalidades que já moraram na capital gaúcha.

Segundo informações do Sul21, as estudantes foram influenciadas pela repercussão da demolição da casa do escritor Caio Fernando Abreu ocorrido em julho.

O projeto “Memórias de onde nunca fui” está alocado em plataforma digital, mapeia os locais e conta histórias e momentos de nove figuras emblemáticas da música, política e literatura do Rio Grande do Sul: Elis Regina, Julio de Castilhos, Erico Verissimo, Lupicínio Rodrigues, Caio Fernando Abreu, Mario Quintana, Teixeirinha, José Lutzenberger, além da Pia Instituição Pedro Chaves Barcellos.

“A gente viu que estava se falando muito na demolição da casa do Caio Fernando Abreu e então veio a ideia de mostrar onde essas personalidades históricas viveram”, conta Amanda Gorziza, que realizou o trabalho junto com as colegas Lara Moeller e Luísa Gomes.

O Sul21 ainda apurou que nos próximos dias, as três estudante planejam colar um cartaz diante de algumas das residências com um QR Code que remeta à plataforma do projeto.

O projeto está disponível na plataforma StoryMaps.

 

Imagem – reprodução StoryMaps.

Toque novamente para sair.