?>

Opinião

Precisamos voltar a falar dos criminosos e das vítimas da ditadura

Precisamos voltar a falar dos criminosos e das vítimas da ditadura

Artigo por RED
16/09/2022 01:05 • Atualizado em 17/09/2022 13:31
Precisamos voltar a falar dos criminosos e das vítimas da ditadura

De MOISÉS MENDES*

O presidente Gabriel Boric é apresentado como o grande perdedor do referendo que rejeitou o que poderia ser a nova Constituição do Chile.

A derrota acordou a direita e a extrema direita, quietas desde as manifestações de rua iniciadas em outubro de 2019 e que levaram à Constituinte e agora à frustração.

Tanto acordou que grupos pinochetistas foram às ruas, em 11 de setembro, no aniversário do início da ditadura, para enfrentar manifestantes de esquerda.

E o que fez o presidente? Anunciou que, ao contrário do que os fascistas pensam, eles não terão paz. E que o Chile continuará avivando a memória do que aconteceu na era Pinochet.

Como parte do que está sendo planejado para o aniversário do 50º ano do golpe, em setembro do ano que vem, Boric anunciou que desde agora o governo participa de uma nova empreitada.

O Chile vai em busca de novo de pistas que esclareçam o que aconteceu com os 1.192 cidadãos e cidadãs que até hoje são dados como desaparecidos em algum momento a partir de 1973. Mais de 500 eram crianças.

O Chile teve mais de 3 mil mortes e desaparecimentos. Na Argentina, foram mais de 30 mil, mesmo que esse número seja sempre questionado.

No Brasil, o número é oferecido quase como um consolo por fascistas e historiadores condescendentes: 434 pessoas mortas e desaparecidas.

Mas Argentina, Chile e Uruguai conseguiram, uns mais, outros menos, avançar na punição dos criminosos das suas ditaduras. O Brasil nada fez, por conta da anistia de 1979.

O ambiente que se vislumbra, com uma vitória de Lula, nada assegura nessa área da reparação judicial. O Supremo já fechou todas as portas que poderiam levar à punição criminal de torturadores e outros delinquentes ainda vivos.

Mas o governo poderia oferecer, por gesto político, suporte para que se retome o que foi iniciado pela Comissão da Verdade, para que a memória da ditadura não seja esquecida.

Boric está assumindo no Chile, em circunstâncias desfavoráveis ao seu governo, um compromisso com a História.

Um novo governo democrático no Brasil, em substituição ao poder fascista de Bolsonaro, terá que também assumir compromissos.

Pela reabilitação do debate em torno do que foi a ditadura, pelo fortalecimento de lutas esparsas que ainda resgatam essa memória, pelo apoio às energias e aos afetos de todos os familiares e amigos que persistem e pelo respeito a mortos, torturados e desaparecidos.

Um novo governo democrata terá de dar conta de demandas que foram perdidas desde 2016.
O Brasil terá que voltar a dizer, sem medo, todos os anos e de forma permanente, como fazem os chilenos, que aqui houve uma ditadura sanguinária e que a impunidade ajuda a explicar o horror que ainda enfrentamos até hoje.

O esquecimento sustentou a vida tranquila de ditadores e de 377 agentes públicos (militares, policiais e outros) envolvidos em crimes de lesa humanidade entre 1964 e 1985, como torturas, assassinatos e ocultação de cadáveres.

O esquecimento nos levou às crueldades e aos crimes do bolsonarismo e à estrutura militar que tutela e sustenta um genocida.

O Brasil terá de voltar a falar de ditadura, de ditadores e de torturadores, ou assumir que é um país resignado, alienado e covarde.

*Jornalista e autor do livro de crônicas ‘Todos querem ser Mujica’.

Foto Gabriel Boric, Presidente do Chile – Reprodução.

As opiniões emitidas nos artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da Rede Estação Democracia.

Toque novamente para sair.