?>

Curtas

Porto Alegre fecha comportas para conter água do Guaíba

Porto Alegre fecha comportas para conter água do Guaíba

Geral por RED
26/09/2023 12:20 • Atualizado em 26/09/2023 11:52
Porto Alegre fecha comportas para conter água do Guaíba

A Prefeitura de Porto Alegre determinou o fechamento preventivo de comportas de contenção de enchentes do rio Guaíba. O nível da água chegou a 2,76 metros, apenas 24 centímetros para atingir a cota de inundação. A medida foi tomada para evitar alagamentos na área central da cidade caso o rio chegue aos 3 metros.

De acordo com órgão, serão fechados oito dos 14 portões do sistema. Os portões 1, 2, 3, 11, 12 e 14 já foram fechados permanentemente e estão reforçados com sacos de areia. O fechamento das comportas iniciou na segunda-feira, 25, pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Os portões 4 e 6 estão sendo monitorados.

“Estamos agindo com mitigação de danos e alinhados com o estado e demais órgãos parceiros diante da previsão do tempo e alertas que temos recebido. Todas nossas equipes de ponta estão reforçadas e mobilizadas para atender a população e possíveis ocorrências”, afirmou o prefeito Sebastião Melo.

Na manhã desta terça-feira, 26, o nível do Guaíba estava em 2,71 no Centro Histórico, de acordo com a prefeitura. As águas seguem acima da cota de alerta na região, que é de 2,5 metros.

Ainda nesta manhã, diversas regiões do estado registraram muita chuva, vento e queda de granizo. Entre a noite desta terça e a madrugada de quarta-feira, está previsto a formação de um ciclone tropical que irá intensificar as chuvas no estado. O acúmulo de água traz risco para alagamentos, inundações e enchentes.


Foto: Alex Rocha/PMPA.

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.