?>

Destaque

PORTO ALEGRE ELEIÇÕES

PORTO ALEGRE ELEIÇÕES

Artigo por RED
04/10/2024 13:00 • Atualizado em 04/10/2024 16:35
PORTO ALEGRE ELEIÇÕES

Por NAIA OLIVEIRA*

Às vésperas das eleições municipais me proponho a compartilhar meu sentimento de desgosto com a cidade de Porto Alegre, que realmente já foi alegre, mas atualmente causa tanta tristeza.

É constante o som de motosserras! Já ouvi esse barulho fatídico na praça em frente onde moro, em situações nas quais intervi, pedindo aos que estão utilizando tal máquina e agredindo esses seres vivos o plano de manejo, para que tivessem um mínimo de racionalidade. Invariavelmente não sabem do que se trata. Também sinto uma dor profunda quando leio informações sobre as agressões que nossos parques estão sofrendo e a quantidades de áreas desmatadas, ferindo inclusive animais silvestres, para construções de condomínios de luxo. Aqui surge uma pergunta: quem são os compradores?

O que me deixa mais impactada, é que todos sabemos que o VERDE (árvores, gramíneas…) é a mais elaborada tecnologia para combater o aquecimento, que a crise climática vem nos impondo.

Na linha da abordagem do aquecimento, é assustador a invasão na cidade das placas fotoluminosas. Não só elevam a temperatura, mas causam alto gasto de energia, e com a luminosidade deixam os pássaros estressados e perdidos no importante ciclo noite-dia das suas curtas vidas. Podem interferir inclusive no sono de moradores que tenham a infeliz proximidade de suas janelas. Há outras placas que estão me causando estranheza, são as com nome das ruas, que agora trazem juntamente anúncios de propaganda.

Venho observando que o trânsito em Porto Alegre apresenta uma agressividade advinda de uma situação que vou caracterizar como “tudo pode”, ou seja, parar na contramão, desrespeitar faixas de pedestres, interromper o trânsito, subir nas calçadas, inclusive atravessar sinal vermelho… Venho pensando se a explicação está na liberação do uso de carros para os aplicativos como Uber e outros.

Citando o trânsito, é preciso contemplar a situação das ruas e avenidas, são tantos os buracos e com tal profundidade que parecem crateras. Já as calçadas estão em um estado de precariedade que as pessoas têm que caminhar com a máxima atenção para não levarem tombos e sofrerem sérios ferimentos.

Nossa cidade de alegre passou a ser triste. Além disso está feia e insalubre, nociva para a saúde dada à exposição ao lixo que se espalha e que acarreta altas possibilidades de doenças para população. Impossível não comentar a situação assustadora dos fios de eletricidade e operadoras de telefonia pendurados nos postes que enfeiam e amedrontam a população.

Como eleitora não quero a continuidade dessa situação, quero uma cidade que volte a ser alegre, bem cuidada e para se morar em condições que garanta a qualidade de vida, sem medo de inundação com o sistema de proteção das cheias ganhando manutenção para funcionar.

 

*Socióloga e ecofeminista.

Foto: Reprodução/Redes Sociais e Divulgação/PDT- RS

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com. Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia.

 

 

Toque novamente para sair.