?>

Opinião

Porquê do voto útil

Porquê do voto útil

Artigo por RED
15/09/2022 11:06 • Atualizado em 16/09/2022 01:06
Porquê do voto útil
De ALEXANDRE CRUZ*
Quem for realizar uma pesquisa no buscador Google encontrará pele feia associado ao negro. Saindo do buscador, indo para vida real, da calçada, do dia a dia, corpos negros são vigiados. O negro é vitima diária das mais diversas opressões. Simples existência em certos espaços   provoca desconforto, temor.
Seguindo com a linha de pensamento, nesta segunda-feira, no dia 12 de setembro, Jair Bolsonaro fez uma fala racista a um apresentador de cor negra. “Tu é meio escurinho.” A própria Uol fez uma espécie de cronologia do tempo das outras falas racistas do Bolsonaro quando em maio de 2021, este presidente que ocupa o Palácio do Planalto, disse ter visto uma barata no cabelo crespo de um rapaz que buscava tirar uma foto dele. Isso se repetiu em julho de 2021, quando o Bolsonaro qualificou um apoiador: criador de baratas. Em seguida, perguntou quantas quantas vezes se lavava. Maio deste ano, usou novamente um negro que pesava sete arrobas. Ou seja, comparando negro como animais.
Dito isso, eu li o artigo excelente da colega Nubia Silveira, que é responsável pelo editorial da RED, que provocou uma grande repercussão. No dia seguinte, Benedito Tadeu, nosso coordenador da Rede Estação Democracia, encaminhou para um grupo dele no WhatsApp, e um dirigente partidário do campo democrático popular no Rio Grande do Sul lamentou o argumento da Núbia, cujo tema central era voto útil nesta eleição.
Permitam-me, fiz a introdução do racismo como poderia ter escrito da violência política que espraia no Brasil, inclusive com assassinatos políticos ou atentado contra uma apoiadora do Paulo Pimenta, que ocorreu ontem, simplesmente porque estava com adesivos do Lula, Edegar, Pimenta fixados no carro.
Um dirigente afirmar que defender o voto útil é uma “construção antidemocrática em relação ao Ciro” é porque lhe falta conteúdo histórico e que as falas racistas tampouco incomodam a esta liderança. Não diria que é inimigo na trincheira, mas algo está faltando a este dirigente quando as ações fascistas e racistas são tão claras como a luz do dia!
*Jornalista.
Foto em Pixabay.
As opiniões emitidas nos artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da Rede Estação Democracia.

Toque novamente para sair.