Opinião
Por Trás da Guerra
Por Trás da Guerra
De LISZT VIEIRA*
Há duas propostas de paz para o conflito Israel x Palestina: 2 Estados e 1 Estado e 2 Povos. Ambas foram rejeitadas na prática por Israel e Hamas. Tendo em vista sua superioridade militar e seus apoios políticos, Israel preferiu prolongar a situação de “Nem Guerra, Nem Paz” que lhe traz vantagens. E o Hamas tem como objetivo a aniquilação de Israel e seu Estado.
A estratégia de Israel é isolar a Palestina de seus aliados árabes. Já celebrou acordos com vários países árabes – Egito, Marrocos, Emirados Árabes Unidos, Jordânia e outros. Estava em fase adiantada de negociações com a Arábia Saudita, o que seria um golpe talvez fatal na possibilidade de um futuro para a Palestina.
Essa foi a grande motivação para o ataque do Hamas a Israel. Esse ataque alterou a posição das peças no xadrez político do Oriente Médio, colocou a Palestina no centro da política mundial, deslocando para segundo plano a guerra na Ucrânia. E vai derrubar o governo de extrema direita de Netanyahu, é questão de tempo. Impossível sobreviver ao fracasso retumbante e vergonhoso da Inteligência do governo de Israel ao não prever o ataque do vizinho.
A retaliação militar de Israel será impiedosa. Impossível prever o número de mortos. Talvez um genocídio. Do ponto de vista militar, Israel vai vencer. Do ponto de vista político, a Palestina já venceu, ao recuperar sua possibilidade de futuro e reconquistar em toda parte apoios políticos que pareciam adormecidos.
*Formado em Direito e Ciências Sociais, professor universitário, foi político brasileiro, ligado ao movimento ambientalista.
Foto: REUTERS/Mohammed Salem
Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaositered@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia.
Toque novamente para sair.