Curtas
População de São Paulo votou contra privatização de serviços públicos do estado
População de São Paulo votou contra privatização de serviços públicos do estado
O plebiscito popular organizado por sindicatos e movimentos populares sobre as propostas de privatização de serviços públicos do governador Tarcisio de Freitas (Republicanos) terminou com 97% dos votos contra a entrega dos trens de passageiros, do metrô e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
Os resultados da votação foram apresentados nesta quinta-feira (16), dia em que a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) recebeu uma audiência pública para discutir a possibilidade de privatização da Sabesp. Segundo os organizadores, o plebiscito teve cerca de 897 mil votos.
As urnas foram distribuídas por pontos de grande circulação de cidadãos, como estações e terminais do transporte público. Foram cerca de dois meses de mobilização. Além dos votos, participantes do plebiscito se uniram em um abaixo-assinado contra as privatizações para entrega ao poder público.
A mobilização dos trabalhadores dos serviços públicos tem apoio de diferentes setores da sociedade, representantes de outras categorias profissionais e parlamentares. Antes do início da audiência pública desta quinta na Alesp, um ato reuniu muitas dessas pessoas.
O governo do estado foi representado na audiência pública por Natália Resende, secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, que tentou argumentar que a eventual privatização da Sabesp terá características diferentes da privatização dos serviços de energia elétrica.
“Os problemas, em geral, são os mesmos. Aumenta a tarifa, os serviços pioram, os investimentos não são realizados, o poder público perde o controle social. A gente tem um histórico de perda de qualidade e de perdas no mundo no processo de privatização”, rebateu o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Sintaema), José Faggian.
Informações do Brasil de Fato
Foto: Divulgação/Sintaema
Toque novamente para sair.