Curtas
Polícia Federal faz operação contra suposto desvio de medicamentos em terra yanomami
Polícia Federal faz operação contra suposto desvio de medicamentos em terra yanomami
A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) identificaram um esquema criminoso que fraudou a compra de medicamentos destinados ao Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y) em Boa Vista, Roraima. A operação Yoasi foi deflagrada nesta quarta-feira, 30, e apontou que pelo menos 10 mil crianças indígenas ficaram sem remédios.
Foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão em Boa Vista. Os alvos são empresários e servidores do Dsei-Y que é um órgão do Ministério da Saúde responsável pela saúde indígena na Terra Yanomami.
Segundo o inquérito, os coordenadores do Dsei-Y assinaram um contrato com a Balme Empreendimentos LTDA para o fornecimentos de 90 tipos de remédios. Mas, somente 30% foi entregue. No esquema, os servidores envolvidos teriam fraudado os recibos de entrega. A Polícia Federal estima que o esquema desvio cerca de R$600 mil.
A investigação começou após uma reportagem do programa Fantástico da Rede Globo mostrar as crianças Yanomami sofrendo de desnutrição, além de terem malária e verminoses. A reportagem foi ao ar em novembro de 2021.
De acordo com a PF e com o MPF, estão sendo investigados os crimes de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, associação criminosa e inserção de dados em sistema de informação.
Toque novamente para sair.