Curtas
Polícia Federal e Ibama fazem operação contra crimes ambientais na Amazônia Legal
Polícia Federal e Ibama fazem operação contra crimes ambientais na Amazônia Legal
A Polícia Federal (PF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deflagraram a Operação Hermes (Hg) na manhã desta quinta-feira, 1º, para combater um esquema criminoso de contrabando e acobertamento de mercúrio na Amazônia Legal.
De acordo com a PF e com o Ibama, o esquema fraudava o Cadastro Técnico Federal (CTF) que controla a importação e o comércio de mercúrio metálico. O metal era destinado aos garimpos nos estados do Mato Grosso, Rondônia e Pará.
A operação combate os crimes contra o meio ambiente, comércio ilegal de mercúrio, organização e associação criminosa, receptação, contrabando, falsidade documental e lavagem de dinheiro.
Maior operação da história
A Operação Hermes (Hg) é a maior operação de desarticulação de uso ilegal de mercúrio da história. São cinco mandados de prisão preventiva, nove mandados de prisão temporária e 49 mandados de busca nos estados de Goiás, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo. Também ficou determinado o bloqueio de bens dos investigados.
A investigação também apura a fiscalização de áreas de mineração pelo Ibama, além da conduta dos envolvidos com a importação e comércio de mercúrio, recicladoras de resíduos e mineradoras de ouro com sede nos estados do Mato Grosso, Pará, Santa Catarina e São Paulo.
O perigo do mercúrio
O mercúrio é um metal tóxico que pode causar danos irreversíveis a saúde, levar a morte e contaminar o meio ambiente.
O Brasil não extrai da natureza, apenas importa ou recicla resíduos de lâmpadas e de materiais odontológicos.
Foto: TV Brasil
Toque novamente para sair.