?>

Notícia

PL fala que 250 mil urnas não têm número e quer revisão do TSE

PL fala que 250 mil urnas não têm número e quer revisão do TSE

Eleições 2022 por RED
20/11/2022 14:02 • Atualizado em 21/11/2022 22:56
PL fala que 250 mil urnas não têm número e quer revisão do TSE

Presidente do PL (Partido Liberal), partido do atual presidente Jair Bolsonaro, Valdemar Costa Neto, disse que vai apresentar na terça-feira, dia 22, ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) um relatório propondo a revisão das urnas mais antigas, de até 2020.

Conforme notícias publicada pelo portal PRODER360, acesse aqui, a declaração aconteceu no sábado, dia 19.nov.2022, quando Valdemar disse que 250 mil urnas não têm um número de identificação e que, por esse motivo, “várias” não deveriam ser consideradas.

“É no Brasil inteiro. São as urnas de 2020 para baixo, são as urnas antigas. Todas elas têm o mesmo número, não têm patrimônio, não tem como controlar a urna. Você vai checar a urna antes da eleição, são todas com o mesmo número”, afirmou.

O presidente do PL afirmou ainda não querer “tumultuar a vida do país” propondo uma nova eleição, mas que as urnas terão de ser revistas e que é o TSE irá decidir. O vídeo com a entrevista pode ser assistido aqui.

PROBLEMA NÃO IMPEDE DE VER NUMERAÇÃO DA URNA

Conforme apuração do portal PRODER360, uma análise de alguns arquivos nas urnas eletrônicas, de
fato, mostra a ausência de alguns números de identificação, como diz o PL. No entanto, o problema pode ser resolvido com um simples cruzamento de dados. O professor e pesquisador do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP, Marcos Simplício, mostra como.
Em entrevista ao Poder360, Simplício afirma haver um “bug” nos registros internos (logs) que impossibilita a identificação do número da urna dos modelos antigos. Apesar disso, estão nesses logos o número da urna, o município, a zona e a seção eleitoral. Com essas informações, é possível encontrar o número da urna.

No exemplo abaixo, o professor mostra onde está o bug. No lugar onde deveria aparecer o número da urna, aparece só a repetição de um número: 67305985. Esse número é o bug, ele aparece em várias urnas. É possível ver na imagem abaixo, porém, o código do município (em verde), a zona eleitoral (azul) e a seção eleitoral (amarelo).

Com esses dados, é possível encontrar o número das urnas (em vermelho na cidade abaixo) que o PL declarou não ter encontrado cruzando com o boletim de urna, também um arquivo público.

Marcos Simplício também rebate a afirmação de que “não dá pra conferir a autenticidade dos logs, porque eles não
dizem qual o ID da urna correspondente“. “É preciso esclarecer que não é o ID de urna que confere autenticidade ao arquivo de log, mas sim a assinatura digital feita pela urna sobre aquele arquivo de log”.

JUIZ DIZ QUE É FALSO QUE SE ENCONTROU COM VALDEMAR

Ainda conforme apuração portal PRODER360, Sandro Nunes Vieira, ex-juiz auxiliar do TSE e secretário-geral da
presidência da Corte de novembro de 2021 a fevereiro de 2022, disse dito não ter conhecimento sobre a falta de identificação das urnas. Em nota, o juiz disse não ter tido contato com Valdemar e nem ter participado das reuniões que tratavam da fiscalização do PL em relação ao pleito.

Para ler a matéria completa da repórter Anna Júlia Lopes acesse aqui.

Toque novamente para sair.