?>

Notícia

PF faz buscas contra bolsonaristas por atos antidemocráticos

PF faz buscas contra bolsonaristas por atos antidemocráticos

Politica por RED
15/12/2022 03:06 • Atualizado em 16/12/2022 14:39
PF faz buscas contra bolsonaristas por atos antidemocráticos

Medidas foram ordenadas pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes. 

A Polícia Federal cumpre nesta quinta-feira, 15,  81 mandados de busca e apreensão contra envolvidos em manifestações antidemocráticas, incluindo bloqueios em rodovias, em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL). O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, foi quem determinou a ação.

A PF realiza a operação nos estados de Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina e Espírito Santo. Somente neste último estado, quatro envolvidos já tiveram prisão preventiva decretada e a PF cumprirá 23 mandados nos municípios de Vitória, Vila Vilha, Serra, Guarapari e Cachoeiro de Itapemirim.

Além das buscas, Moraes também ordenou o bloqueio de redes sociais de diversos alvos e contas bancárias dos investigados. No início do mês Moraes já havia multado em R$ 100 mil os proprietários dos caminhões identificados pelas autoridades de Mato Grosso envolvidos em atos e também tornou esses veículos indisponíveis —ou seja, proibiu a sua circulação e bloqueou seus documentos. A decisão ocorreu após ele ter determinado a adoção de providências para o desbloqueio de rodovias e espaços públicos no estado. Em novembro, contas bancárias ligadas a 43 pessoas e empresas suspeitas de envolvimento com os atos antidemocráticos que questionam o resultado das eleições foram bloqueadas.

A motivação das medidas de Moraes são a inconstitucionalidade dos bloqueios de estradas e atos em frente a quartéis, nos quais bolsonaristas cobram as Forças Armadas para que promovam um golpe que impeça a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), democraticamente eleito.


Foto de bolsonaristas em frente ao Comando Militar do Leste, zona central da cidade do RJ, pedindo intervenção militar – Tânia Rêgo/Agência Brasil.

 

Toque novamente para sair.