?>

Curtas

PF encontra provas de plano golpista no celular de Mauro Cid

PF encontra provas de plano golpista no celular de Mauro Cid

Eleições 2022 por RED
07/06/2023 17:00 • Atualizado em 07/06/2023 16:40
PF encontra provas de plano golpista no celular de Mauro Cid

A perícia no celular apreendido do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, encontrou mensagens, áudios e documentos que planejavam dar um golpe após as Eleições de 2022 caso Bolsonaro não fosse eleito. Cid foi questionado sobre os conteúdos em novo depoimento à Polícia Federal (PF) na terça-feira, 06, mas ficou em silêncio.

Entre os documentos, foi identificado uma minuta para decretação da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), operação militar que permite o presidente convocar as Forças Armadas em casos de esgotamento das forças tradicionais de segurança pública em graves situações de perturbação da ordem.

De acordo com o Brasil de Fato, a PF acredita que o plano de um golpe envolvia a edição do decreto da GLO e depois a implementação da minuta encontrada na residência do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Anderson Torres.

Além da minuta, foram encontrados tratativas para a decretação do Estado de Defesa, instrumento usado para preservar ou restabelecer a ordem pública ameaçada por uma instabilidade institucional ou por calamidades da natureza, segundo o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

A junção dos documentos poderia declarar Estado de Defesa nas sedes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e reverter o resultado da eleição presidencial.

No depoimento concedido à PF, Mauro Cid foi questionado sobre as conversas encontradas pela perícia que arquitetavam o plano, mas decidiu ficar em silêncio. A defesa do tenente-coronel alegou que não teve acesso os documentos.


Foto: Divulgação/PR.

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.