?>

Curtas

Petrobras abandona paridade de preços com mercado internacional

Petrobras abandona paridade de preços com mercado internacional

Economia por RED
16/05/2023 11:18
Petrobras abandona paridade de preços com mercado internacional

A Petrobras divulgou, na manhã desta terça, 16, sua nova política de preços de combustíveis, em substituição à PPI (paridade de importação), que definia reajustes da gasolina e do diesel com base em simulações sobre o custo de importação dos produtos.

O novo modelo deixa de considerar o custo de importação e foca na busca por clientes e o custo de oportunidade de venda dos produtos, com a expectativa de reduzir os preços no país.

A regra de paridade com o mercado internacional foi adotada pelo governo de Michel Temer (MDB) e mantida no mandato de Jair Bolsonaro (PL), fazendo com que o Brasil tivesse um dos combustíveis mais caros do mundo enquanto pagava dividendos astronômicos a acionistas.

Em comunicado, a estatal diz que com a nova política de preços “a Petrobras vai ser mais eficiente e competitiva, atuando com mais flexibilidade para disputar mercados com seus concorrentes. Vamos continuar seguindo as referências de mercado, sem abdicar das vantagens competitivas de ser uma empresa com grande capacidade de produção e estrutura de escoamento e transporte em todo o país”, afirma o presidente da empresa, Jean Paul Prates.

Os reajustes continuarão sendo feitos sem uma periodicidade definida e evitará repasses da volatilidade dos preços internacionais e do câmbio aos consumidores, e as decisões sobre os preços continuam sendo subordinadas ao Grupo Executivo de Mercado e Preço, composto pelo presidente da empresa, Jean Paul Prates, pelo diretor executivo de Logística, Comercialização e Mercados e pelo diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores.


Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Toque novamente para sair.