?>

Opinião

Personagens a lembrar

Personagens a lembrar

Artigo por RED
29/05/2023 05:30 • Atualizado em 31/05/2023 00:15
Personagens a lembrar

De ADELI SELL*

Porto Alegre tem muitas personagens a lembrar, algumas delas mereceriam até uma biografia pelo papel desempenhado. Outras, pelo menos um bom artigo de mídia, ajudaria.

Quando o jornalista Marcello Campos escreve longos artigos sobre a noite em Porto Alegre, algumas pessoas são devidamente resgatadas. O mesmo se dá com artigos e postagens do Paulo Cezar Teixeira e do Márcio Pinheiro. Outros resgates estão sendo feitos pelo professor Frederico Duarte Bartz com os seus Caminhos Operários ou o Marco Ribeiro com os seus Caminhos da Imigração.

Lançado em 13 de maio o sítio eletrônico – www.cronoletespoa250.com – faz um resgate por verbetes em cronologia, por isso, “cronoletes” da cidade e sua história.

Por aqui, permitam-me lembrar aqui algumas figuras:

PAULO COELHO, conhecido como Paulo Gordo, era um grande musicista. Morreu aos 30 anos de tuberculose. Famoso com sua “band”, seu primor ao piano no Club dos Caçadores e outros espaços nos anos 30. Ele musicou “Alto da Bronze”, cantada por Horacina Correa, Lourdes Rodrigues e, é claro, por Elis Regina.

Uma de suas últimas obras colocadas no pentagrama deve ter sido um samba do Túlio Piva, feito para um concurso. Ele já estava muito doente. Este merece uma Biografia. Em sua homenagem temos uma Praça no Bairro Medianeira, na subida para o João
XXIII.

LOURDES RODRIGUES – Nossa cantora, nossa sambista. Tem um livreto sobre ela: Lourdes Rodrigues: uma história de sucesso. A “Dama da Canção”, grande intérprete de Lupicínio Rodrigues dá nome a uma via na Zona Norte.

ZILAH MACHADO – “patrimônio cultural do povo negro do sul”. Cantora, Compositora e Percussionista. Tive o prazer de conhecê-la e ajudá-la na divulgação de um de seus CDs. Está a merecer um nome de rua.

TÚLIO PIVA – Já mereceu um livreto e um bom material gravado para lembrar sua rica atividade musical. Quando soube que ele era de Santiago/RS e que compusera “Pandeiro de Prata” fiquei impactado.

É objetivo nosso colocar uma placa na casa onde morou na Rua Duque de Caxias. Aguardando alguns passos para dar tudo certo. Temos o Teatro Túlio Piva, mas fechado desde 2014.

ARMANDO ALBUQUERQUE – Grande musicista clássico. Quando João Gilberto andou por sete meses em Porto Alegre, tocavam na Lopo Gonçalves, onde morava o maestro. Merece uma placa indicativa. É nome de rua na Zona Sul.

Bem, são apenas algumas lembranças, mas temos e iremos falar mais nisso.


*Escritor, professor e bacharel em Direito.

Imagem em Pixabay.

As opiniões emitidas nos artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da Rede Estação Democracia.

Toque novamente para sair.