Curtas
Partido Novo suspende João Amoêdo por declarar voto em Lula
Partido Novo suspende João Amoêdo por declarar voto em Lula
Novo não declarou oficialmente ser este o motivo, mas medida aconteceu após o fundador da sigla ter declarado voto em Lula neste segundo turno.
João Amoêdo foi suspenso do partido Novo após o fundador da sigla ter declarado voto em Lula neste segundo turno. Desde então, o ex-presidente da legenda vem sofrendo fritura interna.
O partido justifica que a suspensão teria ocorrido por “possíveis violações estatutárias”, e em nota diz que está seguindo o próprio estatuto e que Amoêdo terá pleno direito de defesa.
Amoêdo declarou seu voto em Lula por entender que seu direito de fazer oposição estaria “mais preservado com Lula que com Bolsonaro”.
“No dia 30, farei algo que nunca imaginei. Contra a reeleição de Jair Bolsonaro, pela primeira vez na vida, digitarei o 13. Apertar o botão ‘confirma’ será uma tarefa dificílima. Mas vou lembrar do presidente que debochava das vítimas na pandemia”, declarou ele.
Vale ressaltar que João Amoêdo fundou o Novo em 2011 e foi presidente do partido até 2020. Disputou a eleição à Presidência em 2018 e teve 2,5% dos votos válidos. No ano passado, se colocou na corrida pelo Planalto. Porém, foi retirado pelos correligionários que, nos bastidores, não queriam um opositor de Bolsonaro nas eleições. Em seu lugar, Felipe D’Ávila foi o presidenciável do Novo no pleito de outubro. Ele teve 0,47% dos votos válidos.
Neutralidade?
No segundo turno o Novo não formalizou apoio a nenhum dos candidatos à Presidência e liberou seus integrantes a tomarem posições individuais. Zema, governador reeleito em Minas Gerais, e os deputados federais Marcel Van Hattem e Vinicius Poit declararam voto abertamente por um segundo mandato de Bolsonaro. Liberdade penalizada no caso de Amoêdo ao declarar voto em Lula, que chegou a ser vista como atitude “vergonhosa” para o partido.
Nos últimos anos há indícios de racha interno na sigla. Alguns nomes antibolsonaristas, como Christian Lohbauer (vice na chapa de Amoêdo de 2018), os deputados estaduais Heni Ozi Cukier e Daniel José, entre outros, já haviam deixado o partido.
Foto de João Amoêdo – reprodução redes sociais.
Toque novamente para sair.