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Pandemia piora formação de alunos da educação básica
Pandemia piora formação de alunos da educação básica
Avaliação federal aponta piora de alfabetização de estudantes do 5º ano do ensino fundamental durante pandemia de covid-19.
A pandemia de covid-19 comprometeu o aprendizado de estudantes da educação básica tanto na rede pública como na rede privada de ensino, segundo dados do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).
A maior perda ocorreu no aprendizado de matemática dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental, com a nota de avaliação caindo de 227,88 pontos em 2019 para 218,85 pontos em 2021, praticamente o mesmo patamar apurado em 2013.
De acordo com o levantamento, 38,9% dos alunos desta série não conseguem identificar figuras como círculo ou triângulo – acima dos 30,3% alunos da mesma série em 2019.
Já o impacto no aprendizado de língua portuguesa foi menor entre os alunos do 5º ano: o resultado caiu 6,63 pontos, passando de 214,64 para 208,01 pontos — o que equivale a meio ano de aprendizado.
A queda acabou por interromper o ciclo de recuperação apresentado pelo Saeb desde o início da série histórica do indicador, em 2005.
Segundo a série histórica, a queda no aprendizado dos alunos da rede pública foi de 12,36 ponto – de 222,41 para 210,05 pontos, o que representa um ano de aprendizado.
A aplicação do Saeb ocorre a cada dois anos, envolve avaliações de português e matemática e integra um indicador chamado Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Por conta da pandemia, a orientação foi de não reprovar alunos, levando a uma melhora artificial.
Em GGN
Foto em Unsplash.
Notícia publicada originalmente aqui .
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