?>

Curtas

OMS denuncia que países cultivam tabaco onde as pessoas morrem de fome

OMS denuncia que países cultivam tabaco onde as pessoas morrem de fome

Geral por RED
26/05/2023 10:54 • Atualizado em 26/05/2023 11:54
OMS denuncia que países cultivam tabaco onde as pessoas morrem de fome

Brasil está entre os países que mais cultivam a planta de tabaco

A Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou nesta sexta-feira, 26, que mais de três milhões de hectares de terras estão sendo usados em mais de 120 países para o cultivo de tabaco, incluindo países onde as pessoas morrem de fome.

O comunicado foi feito às vésperas do Dia Mundial Sem Tabaco, que é na próxima quarta-feira, 31, como parte do relatório “Cultive alimentos, não tabaco”, que realça os malefícios do cultivo da planta e os benefícios de culturas “mais sustentáveis para agricultores, comunidades, economias e ambiente”.

Segundo a OMS, mais de 300 milhões de pessoas no mundo “enfrentam insegurança alimentar aguda”, enquanto mais de três milhões de hectares de terras em mais de 120 países estão a ser usados para “o cultivo de tabaco mortal”, incluindo em “países onde as pessoas estão a morrer à fome”.

A organização ainda assinala que a cultura do tabaco causa doenças aos agricultores e que mais de um milhão de crianças que trabalham nas plantações “estão a perder a oportunidade de estudar”.

“O tabaco não é só uma grande ameaça para a insegurança alimentar, mas também para a saúde em geral, incluindo a saúde dos produtores de tabaco. Os agricultores estão expostos a pesticidas, fumo de tabaco [no processo de cura das folhas] e a tanta nicotina quanto a detectada em 50 cigarros”, salientou o diretor para a Promoção da Saúde na OMS, Ruediger Krech.

O relatório divulgado destaca que Brasil, China e Índia contribuem para mais de metade (mais de 55%) do cultivo mundial de tabaco. No “top 10” dos países mais produtores estão, ainda, Indonésia, Malaui, Moçambique, Turquia, Tanzânia, Estados Unidos e Zimbabué.

O documento ainda sugere que, face os malefícios do cultivo e consumo do tabaco, os governos parem de subsidiar o cultivo da planta e apoiem culturas agrícolas mais sustentáveis que “poderiam alimentar milhões” de pessoas sem adoecer os agricultores.


Com informações da RTP Lisboa

Foto: Divulgação – Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra)

Toque novamente para sair.