Curtas
OMS declara fim da emergência em saúde por covid-19
OMS declara fim da emergência em saúde por covid-19
Após mais de três anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta sexta-feira, 05, que a covid-19 não é mais uma emergência em saúde pública de importância nacional. Agora, o vírus é classificado como “problema de saúde estabelecido e contínuo.
A situação de emergência foi declarada em janeiro de 2020 com avaliações periódicas do panomara global da doença feitas pelo Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional da OMS. Na última reunião do comitê, iniciada na quinta-feira, 04, os membros destacaram a diminuição das mortes, das hospitalizações e das internações por covid-19.
“Ontem, o comitê de emergência contra a covid-19 se reuniu pela 15ª vez e recomendou a mim que declarasse o fim da emergência em saúde pública de importância internacional. Aceitei a recomendação. Com grande esperança, declaro o fim da covid-19 como emergência sanitária global”, anunciou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Apesar do cenário positivo, o diretor-geral alertou que a doença não chegou ao fim. “Na semana, a covid-19 clamava uma vida a cada três minutos – e essas são apenas as mortes das quais nós temos conhecimento”, completou.
Segundo a OMS, 765,2 milhões de casos foram registrados em todo o mundo e cerca de 7 milhões de pessoas perderam a vida para doença. No Brasil, são mais de 37 milhões de casos e de 700 mil mortes.
Com informações da Agência Brasil.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.
Comunicação e Mídia
Toque novamente para sair.