?>

Curtas

OMS declara fim da emergência de saúde da Mpox

OMS declara fim da emergência de saúde da Mpox

Geral por RED
11/05/2023 13:50 • Atualizado em 11/05/2023 13:35
OMS declara fim da emergência de saúde da Mpox

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quinta-feira, 11, o fim a emergência de saúde internacional da Mpox após a diminuição dos números de casos e de mortes no mundo. O alerta contra a doença foi emitido em julho de 2022.

“Na quarta [10], o comitê de assessoramento da doença me informou que a Mpox não representa mais uma emergência sanitária de interesse internacional, e eu tenho o prazer em declarar, assim, o fim da emergência de saúde global de Mpox. No entanto como com a covid-19, isso não significa que o trabalho acabou. Respostas sustentadas e ações pró-ativas devem continuar”, comunicou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.

Segundo a entidade, houve uma queda significativa no registro de casos nos últimos três meses. Desde janeiro de 2022, foram contabilizados mais de 87 mil casos da doenças e 140 mortes em todo o mundo. No Brasil, já foram confirmados 10.920 casos e 16 mortes, de acordo com o último informe epidemiológico do Ministério da Saúde.

A Mpox é uma doença viral que gera erupções na pele da pessoa infectada. Outros sintomas como febre, dor de cabeça, dores musculares e nas cortes, linfadenopatia, calafrios e fadiga também aparecem. A transmissão entre humanos ocorre através do contato com as lesões do infectado.

A vacinação contra a doença começou em março deste ano para grupos específicos, como pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA), profissionais de laboratório que trabalham diretamente com o vírus e pessoas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de casos suspeitos.


Foto: NIAID

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.