Curtas
OAB-SP e entidades da sociedade civil abrem vigília e lançam manifesto por reconhecimento do resultado das urnas
OAB-SP e entidades da sociedade civil abrem vigília e lançam manifesto por reconhecimento do resultado das urnas
A Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP) em conjunto com outras entidades da sociedade civil elaboraram um manifesto em favor do reconhecimento dos resultados das eleições neste domingo. O documento é parte da iniciativa Vigília Cívica, ação de organizações da sociedade civil, que tem como objetivo coordenar esforços para garantir a integridade do processo eleitoral em todo o país. A abertura da vigília ocorreu nesta manhã no prédio da Ordem, em São Paulo.
O grupo de trabalho é composto por organizações como Pacto pela Democracia, Comissão Arns, Comitê de Defesa da Democracia, Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral, Conectas Direitos Humanos, Democracia em Xeque, Direitos Já!, Instituto Ethos, Fundação Tide Setubal, Transparência Internacional, comitês de professores pela democracia das faculdades de direito da USP e FGV/SP, entre outras entidades.
“Ao longo das últimas três décadas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vem conduzindo as nossas eleições em absoluta conformidade com a Constituição Federal. O sistema eleitoral brasileiro é uma referência de processo ágil e confiável em todo o mundo e as urnas eletrônicas têm se mostrado a forma mais segura e rápida de apurar a vontade do eleitor”, diz o documento.
“Hoje, às vésperas do encerramento do processo eleitoral de 2022, concentramos esforços para que as eleições do próximo domingo transcorram de maneira pacífica e para que os resultados soberanos das urnas sejam plenamente respeitados, assim como proclamados”, complementa o manifesto.
Participaram do encontro lideranças da sociedade civil e dos setores jurídico e empresarial e também foram recebidos diversos vídeos de apoio.
Com informações de O Globo.
Imagem de reprodução das redes sociais da OAB-SP.
Toque novamente para sair.