?>

Destaque

O Teatro São Pedro

O Teatro São Pedro

Cultura por RED
05/09/2024 11:11 • Atualizado em 05/09/2024 11:13
O Teatro São Pedro

Por PAULO TIMM*

Neste dia, 5 de setembro, o Teatro São Pedro faz aniversário. Uma casa de animação e espetáculos, inaugurada em meados do século XIX, mimo do bovarismo de uma época em que a capital Porto Alegre se resumia a um vilarejo com mais administração do que comércio, que é um orgulho da cidade. Deveria, haver, aliás, num país com tantas leis, uma, especial, obrigando a todas os municípios a criarem, além de escolas e hospitais, Casas de Cultura. Elas cumprem papel fundamental na valorização da escala cultural da cidade como subsídio à formação para a cidadania. Cidadania, enfim, não é algo que se adquire ao nascer. É uma consciência de deveres e direitos que se adquire socialmente, para a qual o Estado tem decisivo papel. Nesta data, recupero todos os anos o depoimento de um velho colega dos bancos do Colégio das Dores, idos da década de 50 do século passado, Flavio Oliveira, pianista e compositor famoso, sobre suas recordações do Teatro São Pedro.

O Teatro São Pedro – por Flávio Oliveira, pianista Porto Alegre

Hoje é CINCO DE SETEMBRO!!! Quem se lembrará? Muito antes, mas muito antes mesmo da por assim dizer “nova construção do Teatro São Pedro” que procurou restaurá-lo (usw) , que ganhou um “h” no Teatro e ficou Theatro, como no frontispício, havia, nos fundos de quem entrava por um grande portão de ferro, descendo pelo lado esquerdo (que vai dar na rua da ladeira, cortando a Riachuelo) em torno do qual (protão de grades) se enroscavam indisciplinadamente folhagens de guaco, de glicínias e de canela, uma construção que abrigava um teatro de amador chamado TEATRO CINCO DE SETEMBRO. Meus pais, que adoravam teatro, me levavam a assistir as montagens dos grupos amadores que lá se apresentavam, incluindo o Teatro Universitário (que ensaiava nas dependências do Restaurante Universitário, onde hoje é… a … Escola de Polícia… perto da ponte da Azenha). Posso citar duas: OS INIMIGOS NÃO MANDAM FLORES, de Pedro Bloch, 1951 – eu tinha 7 anos de idade – e FELIZ VIAGEM A TRENTON (The Happy Journey to Trenton and Camden) de Thornton Wilder, dirigida por Carlos Murtinho, com Fernando Peixoto e elenco… (não consultei minha hemeroteca) em 1955… e eu já tinha 11 anos. O que foi feito daquele prédio? Só a história de prédios e sua burocracia poderá contar… se é que existe… porque vivemos em um país que mata a sua memória, sistematicamente, premeditadamente, etc. etc. etc. Não fosse assim, eu clicaria no Google ou em outro “site” do governo do RS “Teatro Cinco de Setembro” e lá estariam todas as informações históricas. Há uma obra de Fernando Peixoto que pode ser referência, com o título de UM TEATRO FORA DO EIXO. Isto ajuda. Quem souber pesquisar na internet, que o faça. Em todo caso, em todos os CINCOS DE SETEMBRO eu me lembro daquele pequeno prédio que tanto me ensinou sobre teatro e sobre a bondade, sensibilidade e benevolência de meus pais em me levarem, sempre, a espetáculos teatrais (afinal, componho música de cena para o teatro desde o ano de 1963… e nunca parei). De qualquer nível, concertos, espetáculos de declamação… Margarida Lopes de Almeida… os Jograis de Pernambuco… etc. etc. etc… sim, havia-os… Voilà. Viva o CINCO DE SETEMBRO!!!

Interior do Theatro São Pedro: plateia e palco. Foto do acervo do teatro.

Vista dos camarotes do Theatro São Pedro. Foto do acervo do teatro.

Foto: Theatro São Paulo/Joel Vargas/Divulgação.

Theatro São Pedro. Foto: Ipatrimônio.

Prédio gêmeos na Praça da Matriz. À esquerda o Theatro São Pedro e à direita o Tribunal de Justiça, destruído por um incêndio em 1950. Foto histórica.

Praça Marechal Deodoro com o Theatro São Pedro e o “Forte Apache”. Imagem atribuída ao italiano Luiz Terragno, o primeiro retratista de Porto Alegre

 

 

 

*Paulo Timm é economista, professor universitário, jornalista e editor.

Foto da capa: Theatro São Pedro, foto do acervo do Teatro.

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com. Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia.

Toque novamente para sair.